Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-BADMKF
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Espirais I e II de Almeida Prado: relações entre os dois ciclos de canções escritas a partir dos mesmos poemas
Authors: Yangmei Hon
First Advisor: Cecilia Nazare de Lima
First Referee: Clovis Salgado Gontijo Oliveira
Second Referee: Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra
Third Referee: Oiliam Jose Lanna
Abstract: Espiral (1985) e Espiral II (1993) são dois ciclos de dez canções cada para voz e piano do compositor Almeida Prado (19432010), compostos sobre os mesmos poemas de José Aristodemo Pinotti (19342009). Os títulos musicados por Almeida Prado foram: Através do canal, Valéry, Café de la Paix, Tua boca mágica, Antropologia, Dia seguinte, Síntese, Começo, Fragmento e Espiral. O objetivo central deste trabalho é analisar comparativamente as canções dos ciclos Espiral e Espiral II por meio da transcrição dos perfis melódicos de cada canção para os diagramas desenvolvidos pelo professor Luiz Tatit (TATIT, 1986). Buscamos demonstrar, assim, um indicativo metodológico de estudo baseado principalmente no direcionamento melódico de cada frase das canções. Considerando também a importância do acompanhamento paisagem (ALMEIDA PRADO,) realizado pelo piano, com a influência de parâmetros como ritmo, harmonia, textura e dinâmica na construção da performance, utilizaremos os métodos de trabalho delineados pelo professor Dante Grela (GRELA, 1986) para enfatizar as constatações advindas da análise melódica e, até mesmo, acrescentar novas informações sobre cada canção. Este estudo pode auxiliar na compreensão e na interpretação das escolhas musicais do compositor nos dois ciclos, como também fornecer subsídios para a construção de uma performance autêntica para cada canção.
Abstract: Espiral (1985) and Espiral II (1993) are two cycles of ten songs each for voice and piano written by the composer Almeida Prado (1943-2010). Both were composed over the same poems written by José Aristodemo Pinotti (1934-2009). The tittles set to music by Almeida Prado were: Através do Canal, Valéry, Café de la Paix, Tua boca mágica, Antropologia, Dia seguinte, Síntese, Começo, Fragmento and Espiral. The main objective of this work is to make a comparative analysis of the cycles songs from Espiral and Espiral II, by transcribing the melodic profiles of each song into diagrams developed by professor Luiz Tatit (TATIT, 1986). We therefore try to demonstrate a methodological indicative of study based mainly on the melodic direction of each phrase of the songs. Considering also the importance of the "landscape accompaniment" (ALMEIDA PRADO, 2013a) performed by the piano, with the influence of parameters such as rhythm, harmony, texture and dynamics in performance construction, this work uses methods outlined by professor Dante Grela (GRELA, 1986) to emphasize the findings of melodic analysis and even add new information about each song. This study may allow a better understanding and interpretation of the composer's musical choices in both cycles, and may also provide subsidies for the construction of an authentic performance for each song.
Subject: Musica Analise, apreciação
Pinotti, José Aristodemo,  1934-   
Musica
Prado, Almeida,  1943-2010 
Canções , Brasileiras
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-BADMKF
Issue Date: 11-Dec-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_de_mestrado_conclu_da_e_completa.pdf19.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.