Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/AIRR-7DDJD8
Type: Tese de Doutorado
Title: Webradio: Novos gêneros, novas formas de interação
Authors: Nair Prata Moreira Martins
First Advisor: Vera Lucia M de Oliveira e Paiva
First Referee: Antonio Carlos dos Santos Xavier
Second Referee: Valdir de Castro Oliveira
Third Referee: Ida Lucia Machado
metadata.dc.contributor.referee4: Carla Viana Coscarelli
Abstract: As transformações tecnológicas têm alterado profundamente a história do rádio. Além dos sucessivos avanços, duas rupturas, do ponto de vista da linguagem, marcam a história da radiofonia, justamente por causa da tecnologia. A primeira ruptura foi com o advento da TV; a segunda acontece agora, com a webradio, que aponta para um novo modelo de radiofonia. Este processo de evolução, que chamamos de radiomorfose, altera e reconfigura os gêneros e as formas de interação presentes no rádio. O objetivo desta tese é conhecer os novos gêneros e as novas formas de interação na webradio. Para se chegar a esse fim, foi realizada pesquisa qualitativa, com corpus delimitado a 30 emissoras de rádio agrupadas em três grandes grupos (hertzianas, hertzianas com presença na internet e webradios). Em cada grupo, foram estudadas as duas categorias de análise desta tese: gênero e interação. Como parte do estudo da interação nas webradios, foi feito ainda um levantamento sobre a usabilidade das homepages. A partir do referencial teórico e pela pesquisa realizada, concluímos que os novos gêneros da webradio são o chat, o e-mail (mensagem eletrônica), o endereço eletrônico, a enquete e o fórum, nascidos genuinamente em meio digital. Mas também são novos, no suporte internet, os tradicionais gêneros radiofônicos hertzianos. Tratam-se de formas híbridas, nascidas da complexa tessitura digital da webradio. A webradio pode ser entendida como uma constelação de gêneros que abriga formatos antigos, novos e híbridos. Como as novas formas de interação na webradio, podemos elencar o chat, o fórum, a enquete e o e-mail (correio eletrônico). Mas como a web é um ambiente heterogêneo, que permite mais manipulação que o rádio hertziano, as webradios disponibilizam a seus usuários várias ferramentas interativas com o objetivo de atrair e fidelizar o seu público. A principal delas, com certeza, é o próprio site, constitutivamente polifônico, marcado por vozes não apenas sonoras, como no rádio hertziano, mas também estruturalmente formado por textos e imagens.
Abstract: Technological transformations have profoundly altered the history of the radio. Apart from the consecutive progress, two ruptures from the point of view of language have marked the history of radiophony, precisely because of technology. The first rupture happened with the onset of TV; the second is in progress now, with webradios, which points to a new model of radiophony. This process of evolution, which we call radio morphosis, alters and reshapes the genres and forms of interaction present on the radio. The aim of this thesis is to understand the new genres and the new forms of interaction on webradios. To do this, a qualitative research was performed, with a corpus restricted to 30 broadcasting stations, classified in three large groups (hertzian, hertzian with presence on internet, and webradios). In each group, the two categories of analysis of this thesis were studied: genre and interaction. As part of the study into interaction on webradios, a survey about usability of homepages was also done. Based on theoretical reference and the research performed, we concluded that the new genres of webradios are chats, e-mails (electronic messages), electronic addresses, surveys, and forums, all genuinely originated from digital media. But the traditional hertzian radiophony genres in internet environments are also new. They deal with hybrid forms, born from the complex digital structure of webradios. The webradio can be understood as a constellation of genres, which shelter old, new, and hybrid formats. As new forms of interaction on webradios, we can list chats, forums, surveys, and e-mails (electronic mail). But as the web is a heterogeneous environment, which allows more manipulation than the hertzian radio, webradios make available various interactive tools to their users with the objective of attracting and inducing the loyalty of their public. The main one, is certainly the site itself, determinatively polyphonic, marked by voices not only producing sound, as on the hertzian radio, but also structurally formed by texts and images.
Subject: Radiodifusão
Polifonia
Rádio Inovações tecnológicas
Internet (Redes de computação)
Portais da web
Rádio Linguagem
Comunicação de massa e tecnologia
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AIRR-7DDJD8
Issue Date: 6-Mar-2008
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
nair_prata_tese.pdf7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.