Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/AIRR-7DDPCD
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Vera Lucia M de Oliveira e Paivapt_BR
dc.contributor.referee1Walter Ernesto Ude Marquespt_BR
dc.contributor.referee2Ricardo Augusto de Souzapt_BR
dc.contributor.referee3Milton do Nascimentopt_BR
dc.contributor.referee4Neide Maia Gonzálezpt_BR
dc.creatorAntonio Carlos Soares Martinspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T02:39:16Z-
dc.date.available2019-08-10T02:39:16Z-
dc.date.issued2008-03-13pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/AIRR-7DDPCD-
dc.description.abstractInteraction has frequently been a theme of intense debate in the field of Applied Linguistics and this has become more prominent with the recent technological developments. This work investigates the interactional dynamics in an English as a foreign language writing course offered in blended mode with face-to-face and online classes. The study was supported by an ecosystemic perspective which incorporated principles from both Complexity Theory and ecological approaches to language teaching and learning. The investigation was carried out in an ethnographic perspective with systematic observation of the course activities for the length of a school term. The analysis sought to enlighten the processes of interaction, participation and collaboration in the course, focusing on the collaborative text editing process in an online forum and in face-to-face seminars. The results point out to the value of blended instructional designs that aim at the convergence of face-to-face and online modes in order to explore the potentialities of each mode. Blended learning courses have the potential of combining these traditionally separated teaching modalities integrating the proprieties and possibilities of each one. The combination of these modalities overcomes the dualism that seems to suggest a need to chose between conventional face-to-face and online modes and enhance the potential benefits in a way that is beyond the capacities of each one individually.pt_BR
dc.description.resumoO papel da interação na aprendizagem de línguas tem sido tema freqüente na área de Lingüística Aplicada. Com os recentes avanços tecnológicos, essa questão tornou-se ainda mais proeminente. Este trabalho investiga as dinâmicas interativas ocorridas em uma disciplina de escrita em inglês como língua estrangeira oferecida na modalidade mista com aulas face-a-face e on-line. O estudo foi sustentado por uma perspectiva ecossistêmica, incluindo princípios da Teoria da Complexidade e de abordagens ecológicas às relações de ensino e aprendizagem de línguas. A investigação foi conduzida sob uma perspectiva etnográfica, com acompanhamento sistemático das atividades da disciplina durante todo o semestre letivo. A análise procurou evidenciar os processos de interação, participação e colaboração na disciplina como um todo e, em especial, no processo de revisão colaborativa de textos em um fórum on-line e em seminários face-a-face. Os resultados destacam o valor de desenhos instrucionais mistos que busquem a convergência das modalidades de ensino aulas face-a-face e on-line de forma a explorar o potencial de cada modalidade. Desenhos instrucionais mistos têm o potencial de combinar essas modalidades de ensino tradicionalmente separadas, integrando as propriedades e possibilidades de cada uma. A combinação dessas modalidades supera o dualismo que parece sugerir a necessidade de se escolher entre a modalidade convencional face-a-face e a on-line, e potencializa os benefícios de uma forma que vai além das capacidades individuais de cada uma.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAbordagem ecológicapt_BR
dc.subjectTeoria da complexidadept_BR
dc.subjectAprendizagem de línguas mediada por computadorpt_BR
dc.subjectLíngua estrangeirapt_BR
dc.subjectAprendizagem situadapt_BR
dc.subject.otherListas de discussãopt_BR
dc.subject.otherComplexidade (Filosofia)pt_BR
dc.subject.otherLinguas Ensino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subject.otherAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.subject.otherAnálise de interação em educaçãopt_BR
dc.subject.otherColaboração onlinept_BR
dc.subject.otherLinguas Estudo e ensino Falantes estrangeirospt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherComunicação mediada por computadorpt_BR
dc.subject.otherInternet (Redes de computação) na educaçãopt_BR
dc.titleA emergência de eventos complexos em aulas on-line e face-a-face: Uma abordagem ecológicapt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
antoniocarlos_smartins_tese.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.