Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/AIRR-7DDQV3
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Vera Lucia M de Oliveira e Paivapt_BR
dc.contributor.referee1Deise Prina Dutrapt_BR
dc.contributor.referee2Miriam Lucia dos Santos Jorgept_BR
dc.contributor.referee3Francisco José Quaresma de Figueiredopt_BR
dc.contributor.referee4Ana Maria Ferreira Barcelospt_BR
dc.creatorEliane Carolina de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T00:09:35Z-
dc.date.available2019-08-11T00:09:35Z-
dc.date.issued2008-03-24pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/AIRR-7DDQV3-
dc.description.abstractThis study was carried out with a group of 18 foreign language teacher educators (including myself as a research participant) from 11 different university contexts both from the public and the private sectors in the state of Goiás. The aim of the research was two-fold. First, it aimed at gathering teacher educators from different locations within the State, so that they could discuss themes concerning their work with pre-service and in-service education. Second, it sought to acquire an in-depth knowledge of the teacher educators identities, contexts and their practices with undergraduate students. In order to do that, a virtual group was created providing the space for interactions without geographical constraints. The studies in the theoretical background point out the lack of research concerning teacher educators on one hand (RICHARDSON, 1996; PIMENTA and ANASTASIOU, 2002; ALTET et al. 2003; MIZUKAMI, 2005) and the use of a more social and collaborative view of reflection by student teachers and teacher educators alike on the other (ZEICHNER and LISTON, 1990; PESSOA, 2002; HAWKINS and IRUJO, 2004; JORGE, 2005). In order to conduct this investigation, a qualitative research was undertaken and data were collected by means of autobiographies, interviews, questionnaires as well as the messages exchanged by the participants in the virtual interactions. The results show that teacher educators identity construction draws on several sources including their own language learning experiences at language learning institutions, at teacher training courses and their language education undergraduate courses at university. As an outcome, the conceptual orientations underlying the teacher educators practice resemble, both in practical and theoretical aspects, the models they experienced. The results also show that the process of undertaking a more collaborative reflective practice may be affected by each individuals personality traits.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo foi conduzido com um grupo de 18 formadores de professores de LE (incluindo eu mesma como pesquisadora participante) oriundos de 11 contextos universitários distintos, tanto do setor público quanto do privado, no Estado de Goiás. O objetivo da pesquisa foi duplo. Em primeiro lugar, almejou-se reunir formadores de professores de diferentes localidades do Estado para que eles pudessem discutir questões relativas ao seu trabalho com a formação inicial e continuada dos professores. Em segundo lugar, procurou-se adquirir um conhecimento mais profundo dos perfis identitários dos formadores, bem como a respeito dos seus contextos e práticas de formação inicial. Para isso, criou-se um grupo virtual de discussões que propiciaria o espaço de reunião sem limitações geográficas e facilitaria as interações. O referencial teórico está centrado em pesquisas que apontam a carência de estudos sobre os formadores de professores por um lado (RICHARDSON, 1996; PIMENTA e ANASTASIOU, 2002; ALTET et al. 2003; MIZUKAMI, 2005), e, por outro, em investigações que defendem o uso de uma visão mais social e colaborativa de reflexão tanto por alunos professores quanto pelos próprios formadores de professores (ZEICHNER e LISTON, 1990; PESSOA, 2002; HAWKINS e IRUJO, 2004; JORGE, 2005). Para conduzir esta investigação, realizou-se uma pesquisa qualitativa na qual os dados foram coletados por meio de autobiografias, entrevistas, questionários e de um conjunto das mensagens trocadas pelos participantes nas interações virtuais. Os resultados apontam que a construção das identidades dos formadores de professores tem origem em várias fontes, inclusive em suas experiências de aprendizagem de língua inglesa em cursos livres, em cursos de treinamento realizados e no curso de graduação. A implicação é que as orientações conceituais subjacentes às práticas dos formadores são análogas àquelas que experienciaram, tanto nos aspectos práticos quanto teóricos. Os resultados demonstram ainda que o processo de engajamento em uma prática reflexiva de cunho mais colaborativo pode ser afetado pelas características pessoais de cada indivíduo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectformador de professorespt_BR
dc.subjectformação de professores de LEpt_BR
dc.subjectreflexãopt_BR
dc.subject.otherAquisição da segunda linguagempt_BR
dc.subject.otherProfessores de ingles Formaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores de línguas Formaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores de línguas Atitudespt_BR
dc.subject.otherLingüisticapt_BR
dc.subject.otherPrática de ensinopt_BR
dc.titleFormadores de Professores de Língua Inglesa: Uma experiência de colaboração e reflexâopt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
elianecarolina_oliveira_tese.pdf2.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.