Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/AIRR-7DHK7U
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ida Lucia Machado | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Emilia Mendes Lopes | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | William Augusto Menezes | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Giani David Silva | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Emilia Mendes Lopes | pt_BR |
dc.creator | Jussaty Luciano Cordeiro Junior | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T14:35:15Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T14:35:15Z | - |
dc.date.issued | 2008-03-18 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/AIRR-7DHK7U | - |
dc.description.abstract | Le but de notre dissertation de Mestrado est d'entreprendre une analyse discursive de l'oeuvre Le fromage et les vers de Carlo Ginzburg, à partir d'un cadre théorique composé de la théorie Sémiolinguistique de P. Charaudeau, de la notion de le Dialogisme de M. Bakhtine et de quelques éléments et procédés méthodologiques de la Nouvelle Histoire Culturelle. Ce travail a été organisé, premièrement, à partir de la définition et étude du statut du discours historiografique à travers la théorie Sémiolinguistique; ensuite, on a procédé à l'exploration et lapplication de quelques concepts tels quels : l'idée de fictionnalité, le dialogisme, la transgression de genres et les concepts de culture populaire et culture érudite; finalement, l'analyse du corpus nous a montré, à partir du dialogisme présent dans l'oeuvre, les possibilités d'identification et de compréhension du rapport de circularité entre la culture populaire et la culture érudite. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação de mestrado tem por objetivo realizar uma análise discursiva da obra O Queijo e os vermes de Carlo Ginzburg, tendo como referencial teórico a Análise do Discurso, através da teoria semiolingüística de Patrick Charaudeau e do dialogismo de Mikhail Bakhtin, além dos elementos e referenciais metodológicos da Nova História Cultural. O trabalho é organizado a partir da definição e estudo do estatuto do discurso historiográfico dentro da teoria semiolingüística. Num momento seguinte, alguns conceitos são explorados, como a idéia de ficcionalidade, dialogismo, de transgressão de gêneros, e os conceitos de cultura popular e erudita. Por fim, temos a análise do corpus, na qual buscamos realizar um entrecruzamento dessas dimensões teóricas, a fim de demonstrar o dialogismo presente nos discursos analisados, apontando uma possibilidade de identificação e compreensão da presença dos elementos da cultura popular e erudita. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | cultura popular | pt_BR |
dc.subject | dialogismo | pt_BR |
dc.subject.other | Cultura popular | pt_BR |
dc.subject.other | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject.other | Linguagem e historia | pt_BR |
dc.subject.other | Historiografia | pt_BR |
dc.subject.other | Ginzburg, Carlo, 1939- Queijo e os vermes Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.title | O imbricamento entre vozes e ecos da cultura popular e da cultura erudita: Um estudo sobre o dialogismo da obra " O Queijo e os Vermes" de Carlo Ginzburg | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
jussatyluciano_cordeirojr_diss.pdf | 855.67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.