Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-66ZJKY
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A eficácia do uso de uma abordagem via gêneros textuais no ensino da habilidade de produção escrita em inglês como Língua Estrangeira, para alunos do Ensino Fundamental: um estudo de caso
Autor(es): Maria Raquel de Andrade Bambirra
primer Tutor: Sonia Maria de Oliveira Pimenta
primer miembro del tribunal : Vera Lúcia Lopes Cristóvão
Segundo miembro del tribunal: Reinildes Dias
Resumen: Este trabalho de pesquisa investigou a eficácia do uso de uma abordagem via gêneros textuais no ensino da habilidade de produção escrita em inglês como língua estrangeira para alunos de Ensino Fundamental, no Brasil. Seu suporte está na teorização de Halliday (1989) acerca do contexto de cultura dos textos, notadamente as noções de campo, teor e modo, e na teorização de Hasan (1989) com relação ao contexto de situação, em especial sua classificação da estrutura genética dos textos através do levantamento dos elementos obrigatórios, opcionais e recursivos dos mesmos. A parte empírica da pesquisa foi desenvolvida através do acompanhamento de duas turmas de oitava série do Ensino Fundamental de um colégio de classe média alta de Belo Horizonte, durante sete meses. Em uma das turmas, empregou-se uma abordagem da escrita como processo, via gêneros textuais.Na outra, manteve-se a conduta da escola que trabalha a escrita como um produto. Para averiguar o impacto da abordagem via gêneros textuais, no trabalho com habilidade de produção escrita dos alunos, avaliou-se sete produções que eles desenvolveram ao longo da pesquisa, e comparou-se os questionários respondidos por eles e sua professora titular. Os dados coletados indicam que a implantação dessa conduta diferenciada para o trabalho com a escrita, além de motivar os alunos, serviu de veículo para uma melhora significativa na maneira como eles percebem os textos e o próprio ato de escrever, além de dar os subsídios necessários para que organizem melhor seu pensamento e elaborem textos mais eficazes para realizar sua função social no contexto comunicativo em que se encontram inseridos.
Abstract: Este trabalho de pesquisa investigou a eficácia do uso de uma abordagem via gêneros textuais no ensino da habilidade de produção escrita em inglês como língua estrangeira para alunos de Ensino Fundamental, no Brasil. Seu suporte está na teorização de Halliday (1989) acerca do contexto de cultura dos textos, notadamente as noções de campo, teor e modo, e na teorização de Hasan (1989) com relação ao contexto de situação, em especial sua classificação da estrutura genética dos textos através do levantamento dos elementos obrigatórios, opcionais e recursivos dos mesmos. A parte empírica da pesquisa foi desenvolvida através do acompanhamento de duas turmas de oitava série do Ensino Fundamental de um colégio de classe média alta de Belo Horizonte, durante sete meses. Em uma das turmas, empregou-se uma abordagem da escrita como processo, via gêneros textuais.Na outra, manteve-se a conduta da escola que trabalha a escrita como um produto. Para averiguar o impacto da abordagem via gêneros textuais, no trabalho com habilidade de produção escrita dos alunos, avaliou-se sete produções que eles desenvolveram ao longo da pesquisa, e comparou-se os questionários respondidos por eles e sua professora titular. Os dados coletados indicam que a implantação dessa conduta diferenciada para o trabalho com a escrita, além de motivar os alunos, serviu de veículo para uma melhora significativa na maneira como eles percebem os textos e o próprio ato de escrever, além de dar os subsídios necessários para que organizem melhor seu pensamento e elaborem textos mais eficazes para realizar sua função social no contexto comunicativo em que se encontram inseridos.
Asunto: Comunicação escrita
Aquisição da segunda linguagem
Gêneros textuais
Língua inglesa (Primeiro grau) Estudo e ensino
Produção de textos
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-66ZJKY
Fecha del documento: 16-dic-2004
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo TamañoFormato 
639m.pdf5.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.