Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-69TQ6C
Type: Tese de Doutorado
Title: A sala de aula digital sob a perspectiva dos sistemas complexos: uma abordagem qualitativa
Authors: Vicente Aguimar Parreiras
First Advisor: Vera Lucia M de Oliveira e Paiva
First Referee: Vilson José Leffa
Second Referee: Jerônimo Coura Sobrinho
Third Referee: Jose Ricardo Queiroz Franco
metadata.dc.contributor.referee4: Ricardo Augusto de Souza
Abstract: Este trabalho de pesquisa visa a abordar a sala de aula digital sob a perspectiva teórica dos sistemas complexos, a partir da investigação dos fluxos interacionais ocorridos entre os alunos de duas turmas simultâneas, oferecidas à distância, da disciplina Tópicos especiais em prática de ensino abordagem comunicativa do curso de graduação em Letras / Inglês na UFMG, durante o primeiro período letivo de 2003. O estudo dos ambientes digitais de aprendizagem sob a perspectiva da teoria dos sistemas complexos poderá ser útil à Lingüística Aplicada no que se refere à composição deum banco de dados que contribua para a nossa apreensão do papel das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem de línguas, e à ampliação da compreensão das mudanças que a inserção dessas tecnologias pode representarna cultura de ensinar e aprender línguas estrangeiras. Os dados foram coletados através de diversos instrumentos tais como mensagenspostadas em listas e em fóruns eletrônicos de discussões, entrevistas com a professora e com os aprendizes, diário da professora e notas de campo do pesquisador. Essa variedade de instrumentos de coleta permitiu a triangulação das informações com vistas à analisequalitativa dos dados, na perspectiva metodológica do estudo de caso, conforme Johnson (1992). Os fluxos interacionais estabelecidos nas duas salas de aula digitais foram descritos e analisados sob a ótica dos princípios dos sistemas complexos com o propósito decompreender a dinâmica das interações e as possíveis implicações pedagógicas que fatores como feedback e design podem ter no processo de ensino e aprendizagem e no gerenciamentode cursos mediados pelas TIC. As análises dos fluxos interacionais e dos conteúdos das mensagens enviadas às listas de discussões, triangulados com os dados das entrevistas feitas c om os aprendizes e com a professora, bem como com as notas de campo do pesquisador ecom as entradas do diário da professora apontaram para a confirmação da hipótese de que os fluxos das interações ocorridas nos dois ambientes digitais observados os caracterizam como sistemas complexos. As duas salas de aula observadas apresentaram indícios de imprevisibilidade, de sensibilidade às condições iniciais, de interatividade, de adaptabilidade e dinamismo e de auto-organização.Essa constatação reafirma os pressupostos do Modelo Fractal de Aprendizagem proposto por Paiva (2002) que parte da premissa de que a aprendizagem se dá colaborativamente, de forma dinâmica, não linear, imprevisível. Esse contexto influencia o professor no seu papel de planejador de atividades, de designer de ambientes de aprendizagem e de gestor dos processos de aprendizagem de seus alunos, tomando decisões sobre as intervenções que devem ser feitas e as formas de feedbacks mais adequadas a cada nova situação de aprendizagem com que o professor se depare, em função das necessidades e das características específicas a cada grupo e a cada aluno individualmente.Concluindo, enfatizo que considerar a sala de aula sob o paradigma dos sistemas complexos implica abandonar a lógica linear e seqüencial de causa e efeito que tem prevalecido historicamente para afiliar-se a uma noção da aprendizagem como um processo que evolui de forma fractal (PAIVA, 2002), ampliando os conhecimentos prévios e adquirindo novos a partir de interações significativas para os objetivos de aprendizagempropostos, de forma a sobreporem-se aos modelos tradicionais e a promoverem aprendizagem fundamentada na complexidade das interações realizadas pelos participantes em seus espaços sociais.
Abstract: This research aims at investigating the digital classroom from the theoretical perspective of the complex systems, based on the investigation of the interactional flows which have occured among students from two simultaneous groups of the online disciplineTópicos especiais em prática de ensino abordagem comunicativa offered at UFMG as part of the undergraduation curriculum of the Letras / English course which took place in the year 2003 from April to August. The digital learning environment foccused under the perspective of the complex systems theory may be useful to the Applied Linguistics in the sense that it may contribute to the apprehension of the Technologies of Information and Communication (TIC) roles in the language teaching and learning process as well as broadening our comprehension on thechanges that such an insertion may represent for the culture of teaching and learning foreign languages. Data were colected through a number of instruments such as messages posted in electronic discussion lists and discussion forums, interviews with the teacher and students, teachers diary and field notes taken by the researcher. This variety of data collecting instruments has allowed an information triangulation with the objective of conducting a qualitative data analysis from the case study methodological perspective according to Johnson (1992). The interactional flows established in the two digital classrooms were described and analyzed under the complex systems view with the purpose of understanding the dynamics of those interactions and the possible pedagogical implications that factors such as feedback anddesign may have in the teaching and learning processes, and in the management of courses mediated by the TIC. The interactional flows analysis, together with the content analysis of the messages sent to the electronic discussion lists, contrasted with the interviews, with theresearchers field notes and with the teachers diary, indicate the confirmation of the initial hypothesis which stated that the flows of the interactions that have taken place in both digital learning environments, characterize them as complex systems. The two observed classroomshave shown hints of unpredictability, sensibility to initial conditions, interactivity, adaptability and dynamism and self-organization.These assertions reinsure Paivas (2002) Fractal Model of Acquisition (Modelo Fractal de Aquisição), which is based on the collaborative learning premise, in a dynamic, non-linear, unpredictable way. This perspective influences the teachers roles as an activity and learningenvironment designer as well as the manager of the students learning processes, making decisions on the necessary pedagogical interventions and the types of feedbacks are the most appropriate to each new learning situation to be faced by the teacher, concerning individualneeds as well as group needs and specific features of each group of students and of each student as an individual. As a conclusion, it is emphasized that considering the classroom under the complexsystems paradigm means to abandon the linear and sequential logic of cause and effect that has been adopted throughout the educational history to get affiliated to a notion of learning as a process that evolves in a fractal way (PAIVA, 2002), amplifying previous knowledges andacquiring new ones from interactions which are meaningful to the proposed learning objectives in the sense of overlapping the traditional pedagogical models and promoting learning based on the complexity of the interactions realized by the participants in their social sites.
Subject: Ensino à distância
Língua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Aprendizagem Metodologia
Aquisição da segunda linguagem
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Línguas Métodos de ensino Falantes estrangeiros
Internet (Redes de computação) na educação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-69TQ6C
Issue Date: 14-Mar-2005
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppgestudoslinguisticos_vicenteaguimarparreiras_tesedoutorado.pdf3.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.