Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6EAMHH
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ricardo Augusto de Souzapt_BR
dc.contributor.referee1Jerônimo Coura Sobrinhopt_BR
dc.contributor.referee2Vera Lucia M de Oliveira e Paivapt_BR
dc.creatorSergio Miguel Gartner Pais de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T12:26:32Z-
dc.date.available2019-08-13T12:26:32Z-
dc.date.issued2005-08-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ALDR-6EAMHH-
dc.description.abstractMotivation has been considered a major component in the learning process of any subject matter nowadays. The field of research on motivation is still considered new due to the fact of lack of consensus and a definite theory accepted by researchers from different areas. Fewstudies were done on motivation in a context of second language learning, principally, integrating the virtual environment such as the Internet. Therefore, this study results from a teacher-researcher observation classes in the use of the Internet. It emerges as an alternative pedagogical practice to be applied in new techniques of teaching and learning L2, within a present reality even more closer to technology. The research describes the exchange of e-mail messages and aims to discuss the construct of motivation in a setting of virtual environment the Internet. This study is grounded on the optical view of motivational theories. The starting point of the study is based on the mostrecent psychological and Applied Linguistics assumptions. Integrative motivation theories and some motivational constructs are also mentioned. We also consider a process-oriented approach in a context of a traditional second language classroom. Through those theoriesanalyzed, we arouse motivational factors that led learners to join in that sort of project. In the view of those theoretical investigations, this study presents results and conclusions of a case study, discussing points about the subject matter on motivation. In this manner, this discussion provides subsidies to assist second language teachers and also researchers in their development and attempts in adopting communicative tasks or projects integrating the Internet in their daily practices.pt_BR
dc.description.resumoAtualmente considera-se a motivação como componente de grande relevância na aprendizagem de qualquer disciplina. O campo de pesquisa sobre motivação é considerado ainda novo, pois não há uma teoria única e definida que seja aceita por estudiosos de diversasáreas. Poucas pesquisas foram feitas sobre a motivação no contexto e aprendizagem de L2, principalmente em ambientes integrados à Internet. Assim, este estudo nasce da observação de um professor-pesquisador em sala de aula de inglês, no uso da Internet como uma alternativa pedagógica para a aplicabilidade de novas técnicas de ensino e aprendizagem de L2 dentro de uma realidade cada vez mais tecnológica. A pesquisa descreve uma tarefa de troca de mensagens via correio eletrônico e aborda a questão da motivação do aluno em ambiente virtual como a Internet, através da ótica das teorias sobre motivação. Tomam-se como ponto de partida as teorias mais recentes da psicologia e da Lingüística Aplicada. Teorias de motivação integrativa e construtos motivacionais são algumas das mencionadas. Contempla-se, também, um modelo processual da motivação, na aprendizagem em contexto de sala de aula. Dessa forma, analisam-se, através dessas teorias, os fatores motivacionais que levaram aprendizes a estarem engajados nesse tipo de projeto.Com base nessas investigações teóricas, este trabalho apresenta resultados e conclusões de um estudo de caso, levantando questões sobre o tema da motivação. Assim, espera-se que esta discussão forneça subsídios que possam auxiliar professores e pesquisadores de línguas no desenvolvimento e empreendimento de tarefas comunicativas integradas ao meio virtual em suas práticas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorreio eletrônicopt_BR
dc.subjectEnsino de língua estrangeirapt_BR
dc.subject.otherMotivação na educaçãopt_BR
dc.subject.otherCorreio eletrônicopt_BR
dc.subject.otherAquisição da segunda linguagempt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subject.otherInternet na educaçãopt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa Estudo e ensino DLC Falantes estrangeirospt_BR
dc.titleMotivação em um projeto de penpals via correio eletrônico na aula de inglês: um estudo descritivopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
559m.pdf690.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.