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http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6JGGTB
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | Figurações da leitura: um estudo sobre o papel do narratário em "Grande Sertão: Veredas" |
Authors: | Lisa Carvalho Vasconcellos |
First Advisor: | Ana Maria Clark Peres |
First Referee: | Márcio Venício Barbosa |
Second Referee: | Silvana Maria Pessoa de Oliveira |
Abstract: | "Grande sertão: veredas", único romance de Guimarães Rosa, apresenta uma estrutura textual que há muito vem atraindo a atenção dos críticos literários. Nesse livro, um narrador-protagonista, o velho jagunço Riobaldo, relata sua aventureira juventude a um desconhecido, vindo da cidade. Entre outras coisas, o que torna esse motivo tão interessante é o fato de que, durante toda a narrativa do ex-jagunço, nenhuma fala de seu visitante é registrada. Sabemos de sua existência através de indicações fornecidas pelo próprio texto do Riobaldo, povoado de recursos lingüísticos característicos de uma situação de interlocução. O homem de fora - que denominamos aqui narratário - já foi associado a um protótipo de leitor por parte significativa da crítica rosiniana. Entretanto, por muitas que tenham sido as sugestões nesse sentido, nenhuma foi completamente desenvolvida. É isso o que pretendeu fazer o presente trabalho, partindo da hipótese de que o estudo do papel desse narratário nos permitiria apresentar figurações da leitura. Dialogando sobretudo com proposições de Roland Barthes o fragmento e a figura, levantamos inicialmente seis figuras do narratário, quais sejam: o viajante letrado, o neutro, o amigo, o estranho, o adversário e o árbitro. Considerando também estudos de Erich Auerbach sobre a figura como concepções de leitura de Barthes e do próprio autor do romance (em documentos pessoais), associamos as figuras levantadas a um leitor-produtor capaz de articular vários níveis narrativos. Entretanto, ao contrário de usar o narratário para instituir um modelo de leitor ideal, concluímos que a ficção de Rosa nos propõe uma leitura plural e aberta, ou até mesmo 'falha', e por isso mesmo mais instigante, na medida em que não nos fornece uma interpretação única do texto literário. |
Abstract: | Grande sertão: veredas the only novel written by Guimarães Rosa has long challenged critics concerned with its structure. In this book, an old farmer named Riobaldo narrates his adventurous youth to a foreigner, who came from the city to visit him. What makes that simple motif so interesting is the fact that none of the visitor's words are registered in the text. The reader acknowledges his existence through sings given by Riobaldo who uses several resources that indicate verbal interaction. A significant number of literary critics have compared the outsider or narratee to a prototype reader. Nevertheless, none of them hasinvestigated the matter thoroughly. That's what we intend to do. Based on the propositions of Roland Barthes about fragment and figure we created six different figures though witch the narratee appears in the book: the traveler, the neutral, the friend, the stranger, the adversary and the arbitrator. By associating those results with Barthes' conceptions of reading, the studies of Erich Auerbach, and Guimarães Rosa's personal papers, we came to the conclusion that the narratee is both a reader and a writer. We didn't try to match Riobaldo's guest to an ideal kind of reading, though. Instead, we believe that Rosa's fiction demands an open and sometimes flawed reception. |
Subject: | Rosa, João Guimarães, 1908-1967 Crítica textual Análise do discurso narrativo Leitores Reação crítica Rosa, João Guimarães, 1908-1967 Crítica e interpretação Personagens literários |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6JGGTB |
Issue Date: | 25-Nov-2005 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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