Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6NQG5N
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Myriam Correa de Araujo Avila | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Giselle Beiguelman | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Luis Alberto Ferreira Brandao Santos | pt_BR |
dc.creator | Alemar Silva Araujo Rena | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T03:55:43Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T03:55:43Z | - |
dc.date.issued | 2006-04-10 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6NQG5N | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação contempla uma análise da (nova) figura do autor enquanto produtor na rede telemática. A partir do estudo da figura do autor tradicional - cuja presença marcante ecoa nos meios de comunicação de massa um-todos, nas livrarias e suas vitrines, nas coletâneas literárias, nas "tardes de autógrafos", nos roteiros cinematográficos adaptados, na crítica literária, nos sites dos grandes portais, etc. - a presente pesquisa sugere que uma nova figura de autor se faz cada vez mais visível no ciberespaço. Essa figura, chamada aqui de agenciador cibernético ou ciberagenciador - tendo como referência o conceito de agenciamento em Gilles Deleuze e Félix Guattari - se impõe como uma potência de vida, de invenção, de colaboração, de velocidade, de fluxo, de hibridação simbólica, etc., se opondo, em grande parte das vezes de forma não declarada e mesmo inconsciente, à centralidade da figura do autor tradicional, à elitização da produção, à elitização da propriedade intelectual e dos produtos de inventividade social. Ainda, é abordada e problematizada, em um momento posterior, a condição de "obra" dos produtos inventivos que circulam na WWW, partindo do pressuposto de que a condição do novo criador - ou do cibergenciador - está intimamente atrelada à nova condição da própria obra. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Autor | pt_BR |
dc.subject | Teoria da Literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Deleuze, Gilles, 1925-1995 | pt_BR |
dc.subject.other | Arte por computador | pt_BR |
dc.subject.other | World Wide Web (Sistema de recuperação da informação) | pt_BR |
dc.subject.other | Direitos autorais | pt_BR |
dc.subject.other | Autoria | pt_BR |
dc.subject.other | Foucault, Michel, 1926-1984 | pt_BR |
dc.subject.other | Arte e tecnologia | pt_BR |
dc.subject.other | Sociedade virtual | pt_BR |
dc.subject.other | Sistemas de hipermidia | pt_BR |
dc.subject.other | Bakhtin, M M (Mikhail Mikhailovich), 1895-1975 | pt_BR |
dc.subject.other | Livros e leitura Efeito das inovações tecnológicas | pt_BR |
dc.subject.other | Benjamin, Walter, 1892-1940 | pt_BR |
dc.subject.other | Internet (Redes de computação) | pt_BR |
dc.subject.other | Ciberespaço | pt_BR |
dc.subject.other | Criação (Literária, artística, etc) | pt_BR |
dc.subject.other | Capitalismo e arte | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura e tecnologia | pt_BR |
dc.subject.other | Eco, Umberto, 1932- | pt_BR |
dc.title | Do autor tradicional ao Agenciador Cibernético do biopoder à biopotência: do biopoder à biopotência | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_alemar_rena.pdf | 1.34 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.