Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6NQG5N
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Myriam Correa de Araujo Avilapt_BR
dc.contributor.referee1Giselle Beiguelmanpt_BR
dc.contributor.referee2Luis Alberto Ferreira Brandao Santospt_BR
dc.creatorAlemar Silva Araujo Renapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T03:55:43Z-
dc.date.available2019-08-13T03:55:43Z-
dc.date.issued2006-04-10pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ALDR-6NQG5N-
dc.description.resumoEsta dissertação contempla uma análise da (nova) figura do autor enquanto produtor na rede telemática. A partir do estudo da figura do autor tradicional - cuja presença marcante ecoa nos meios de comunicação de massa um-todos, nas livrarias e suas vitrines, nas coletâneas literárias, nas "tardes de autógrafos", nos roteiros cinematográficos adaptados, na crítica literária, nos sites dos grandes portais, etc. - a presente pesquisa sugere que uma nova figura de autor se faz cada vez mais visível no ciberespaço. Essa figura, chamada aqui de agenciador cibernético ou ciberagenciador - tendo como referência o conceito de agenciamento em Gilles Deleuze e Félix Guattari - se impõe como uma potência de vida, de invenção, de colaboração, de velocidade, de fluxo, de hibridação simbólica, etc., se opondo, em grande parte das vezes de forma não declarada e mesmo inconsciente, à centralidade da figura do autor tradicional, à elitização da produção, à elitização da propriedade intelectual e dos produtos de inventividade social. Ainda, é abordada e problematizada, em um momento posterior, a condição de "obra" dos produtos inventivos que circulam na WWW, partindo do pressuposto de que a condição do novo criador - ou do cibergenciador - está intimamente atrelada à nova condição da própria obra.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutorpt_BR
dc.subjectTeoria da Literaturapt_BR
dc.subject.otherDeleuze, Gilles, 1925-1995pt_BR
dc.subject.otherArte por computadorpt_BR
dc.subject.otherWorld Wide Web (Sistema de recuperação da informação)pt_BR
dc.subject.otherDireitos autoraispt_BR
dc.subject.otherAutoriapt_BR
dc.subject.otherFoucault, Michel, 1926-1984pt_BR
dc.subject.otherArte e tecnologiapt_BR
dc.subject.otherSociedade virtualpt_BR
dc.subject.otherSistemas de hipermidiapt_BR
dc.subject.otherBakhtin, M M (Mikhail Mikhailovich), 1895-1975pt_BR
dc.subject.otherLivros e leitura Efeito das inovações tecnológicaspt_BR
dc.subject.otherBenjamin, Walter, 1892-1940pt_BR
dc.subject.otherInternet (Redes de computação)pt_BR
dc.subject.otherCiberespaçopt_BR
dc.subject.otherCriação (Literária, artística, etc)pt_BR
dc.subject.otherCapitalismo e artept_BR
dc.subject.otherLiteratura e tecnologiapt_BR
dc.subject.otherEco, Umberto, 1932-pt_BR
dc.titleDo autor tradicional ao Agenciador Cibernético do biopoder à biopotência: do biopoder à biopotênciapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_alemar_rena.pdf1.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.