Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6WENZV
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Haydee Ribeiro Coelho | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maria do Carmo Lanna Figueiredo | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Luiz Claudio Vieira de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Reinaldo Martiniano Marques | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Marli de Oliveira Fantini Scarpelli | pt_BR |
dc.creator | Sergio Afonso Goncalves Alves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T01:19:53Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T01:19:53Z | - |
dc.date.issued | 2006-02-10 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6WENZV | - |
dc.description.resumo | Esta tese tem como objetivo realizar uma abordagem de parte da obra de Haroldo Maranhão. Concentra-se no estudo de Querido Ivan, Senhores, Memorial do fim e o tetraneto Del-Rei., tendo em vista a tensão entra a escrita ficcional e a biografia, as estratégias de apresentação do "eu" no espaço ficcional, o relacionamento ou entrelaçamento no texto que se faz de vários outros textos, a discussão da ironia e da paródia nos textos mencionados do escritor paraense. Com o desenvolvimento dos três capítulos, pretendo mostrar como ocorre a construção literária de Haroldo Maranhão, a memória e a ficção; a literatura como jogo e hipertexto e como o autor utiliza a paródia e a ironia para produzir uma diferença em relação ao estilo literário de um determinado período da literatura brasileira e portuguesa. O estudo dos textos de cunho memorialístico se desenvolve a partir de depoimentos do próprio autor, da abordagem das cartas enviadas ao irmão Ivan e da análise dos paratextos presentes no livro Senhoras e senhores. Para a análise do romance Memorial dofim, este trabalho apresenta o conceito de jogo com base nos estudos de Derrida, Roland Barthes e Davi Arrigcci Jr., além do conceito de hipertexto, elaborado segundo Pierre Lévy. Para a abordagem de O tetraneto Del-Rei, toma-se em consideração as noções elaboradas por críticos e estudiosos da paródia e da ironia, como Nancy Maria Mendes, Lélia Parreira Duarte e Linda Hutcheon. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Haroldo Maranhão | pt_BR |
dc.subject.other | Memória e literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Sátira brasileira História e crítica | pt_BR |
dc.subject.other | Ironia na literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Ficção autobiográfica brasileira | pt_BR |
dc.subject.other | Paródia | pt_BR |
dc.subject.other | Imitação na literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura e história | pt_BR |
dc.subject.other | Maranhão, Haroldo, 1927- Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.title | Fios da Memória, jogo textual e ficcional de Haroldo Maranhão | pt_BR |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tese_sergio_afonso.pdf | 784.3 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.