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dc.contributor.advisor1Jacyntho Jose Lins Brandaopt_BR
dc.contributor.referee1Donaldo Schulerpt_BR
dc.contributor.referee2Maria das Graças de Moraes Augustopt_BR
dc.contributor.referee3Lucia Castello Brancopt_BR
dc.contributor.referee4Miriam Campolina Diniz Peixotopt_BR
dc.creatorPedro Ipiranga Juniorpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T13:55:41Z-
dc.date.available2019-08-10T13:55:41Z-
dc.date.issued2006-03-17pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ALDR-6WEP8S-
dc.description.resumoTraçando um quadro das imagens do si mesmo e do outro em alguns relatos biográficos da Antigüidade, definimos nesta tese a constituição narrativa de um espaço judicativo do si mesmo, em remissão a uma situação de julgamento e segundo uma enunciação dramatizada. Verificamos que este tipo de narrativa, em sua determinação como drama biográfico, constrói sua cenografia discursiva no plano da ação (e da afecção moral), em que a conduta e as atitudes dos biografados, bem como do narrador, são encenadas e dirigidas a uma espécie de público que, como um sujeito dramático, assume o papel de fazer um julgamento de valor, estético ou mral. Nos relatos biográficos de Luciano Samosata, por um lado, é a figura do ego-narrador que se encarrega da orquestração dos elementos e níveis narrativos numa tessitura discursiva do si mesmo, cujos juízos aí suscitados têm como critérios distintivos a liberdade de agir e de falar, a capacidade crítica de discernimento e a autonomia em relação à esfera divina. Por outro lado, na Vita Antonii, a formação da imagem em si está atravessada e, de certo modo, determinada pela instância não-humana, divina ou demoníaca, a figura do narrador encarna, pela própria escrita, a ação do asceta biografado, cuja vida e cujas ações são narradas para um teatro afetivo, em vista de destinatários engajados, de forma semelhante, na emulação do bíos e do treinamento ascético do monge.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVita Antonii de Atanásiopt_BR
dc.subjectCenografia discursivapt_BR
dc.subjectLuciano Samosatapt_BR
dc.subjectAntigüidadept_BR
dc.subject.otherBiografia Antiguidadept_BR
dc.subject.otherPaganismopt_BR
dc.subject.otherAnálise do discurso narrativopt_BR
dc.subject.otherAntonio, do Egito, Santo, ca 250-355 ou 6pt_BR
dc.subject.otherHagiografiapt_BR
dc.subject.otherBiografia cristãpt_BR
dc.subject.otherAtanásio, Santo, Patriarca de Alexandria, m373 Vita Antonii Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherMartíriopt_BR
dc.subject.otherLuciano, de Samosata Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.titleImagens do outro como um si mesmo: drama e narrativa nos relatos biográficos de Luciano de Samosata e na Vita Antonii de Atanásiopt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
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