Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6WEPQG
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Wander Melo Miranda | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lyslei de Souza Nascimento | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Glaucia Renate Goncalves | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Maria Luiza Scher Pereira | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Simone Pereira Schmidt | pt_BR |
dc.creator | Telma Borges da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T22:07:06Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T22:07:06Z | - |
dc.date.issued | 2006-07-03 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6WEPQG | - |
dc.description.resumo | Esta tese elaborada, a partir de uma análise do romance O último suspiro do mouro, de Salman Bushdie, o conceito de bastardia literária e o considera importante instrumental teórico para a análise de metaficções historiográficas. A noção de pós-modernismo e suas contradições são, portanto, o fio condutor desta investigação. Temas como memória, identidade, diáspora, minorias; termos como colonizador, colonizado; Oriente, Ocidente; canônico, não-canônico; história oficial, história não-oficial contribuem para a compreensão de uma estratégia de escrita que propõe a leitor um outro locus de observação do texto literário, como alternativa aos já estabelecidos. Trabalhou-se, ainda, com os conceitos de híbrido (Brhabha e Lclau); mímica (Bhabha); zona de contato (Marie Louise Pratt); angústia da influência (Harold Bloom); palimpsesto (Gérard Genette), entre outros, como reflexões intermediárias na configuração do conceito depreendido a partir da obra de Rushdie, cuja proposta é dar ao texto literário a possibilidade de ser lido e escrito como um suplemento às versões canônicas e modernas. O texto bastardo, nas suas dimensões da enunciação e do enunciado, e por meio de uma postura impertinente de revelar "segredos" que o modernismo mantinha "no fundo de baús", dilui fronteiras, rompe binarismos que conferem ou conferiam ao Ocidente uma supremacia sobre o resto do planeta. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Bastardia literária | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Minorias | pt_BR |
dc.subject | Diáspora | pt_BR |
dc.subject | Salman Bushdie | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject.other | Imperialismo | pt_BR |
dc.subject.other | Minorias na literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Identidade na literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Historiografia | pt_BR |
dc.subject.other | Colonização | pt_BR |
dc.subject.other | Dualismo | pt_BR |
dc.subject.other | Pos-modernismo (Literatura) | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura indiana (Inglês) | pt_BR |
dc.subject.other | Memória na literatura | pt_BR |
dc.title | A escrita bastarda de Salman Rushdie | pt_BR |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tese_telma_final_set_2006.pdf | 1.45 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.