Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6YPQLP
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maralice de Souza Nevespt_BR
dc.contributor.referee1Erneto Sérgio Bertoldopt_BR
dc.contributor.referee2Carmen Lúcia Agustinipt_BR
dc.creatorValdeni da Silva Reispt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T05:43:18Z-
dc.date.available2019-08-13T05:43:18Z-
dc.date.issued2007-02-15pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ALDR-6YPQLP-
dc.description.abstractThe aim of this study is to investigate and comprehend learners journals written by students of English as a foreign language from a university in Minas Gerais. In this research we work within an interdisciplinary approach that includes questions and concepts from Applied Linguistics problematized by a French Discourse Analysis School whose perspective is the consideration that the subject and the meanings of their writings are socio-historically and ideologically constituted in concurrent processes. This study focuses on the reflective task assigned to this instrument in the second or foreign language classroom. In this study we consider the written and spoken facts as imaginary representations. In this perspective, we analyse the representations the learners have of their place and their learning; as well as their teachers place and the learning process through discursive resonances. That means that it is possible to gather expressive recurrences which allow us to infer discursive formations (DF),understood as enunciative regularities within a field of knowledge. We gather our corpus with journals and interviews held with undergraduate learners and extra-mural learners of a state university. In the analysis, interpretation gestures of the learners show recurrences that areexpected and predictable according to the learners historically built place. However, we can also point out some learners singular positions in their journals that break away from the predictable and circular movement of the representations.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem o objetivo de analisar e compreender o diário de aprendizagem de Língua Estrangeira (LE) escrito por alunos de inglês da graduação do Curso de Letras e do centro de extensão de uma universidade pública de Minas Gerais. Nesta pesquisa, buscamos aprofundar a compreensão deste instrumento nos domínios da Lingüística Aplicada (doravante LA), a partir de noções da Análise de Discurso (AD) da linha francesa, atravessada por alguns conceitos provenientes da psicanálise, o que lhe garante, portanto, um caráter interdisciplinar. Partimos da asserção de que é graças à História e à Ideologia que a palavra ganha sentido e se torna coisa. Deste modo, examinamos o percurso histórico do diário para discutirmos comoeste passou a ser utilizado em nossas aulas de LE e em nossas pesquisas da LA. O nosso foco está no caráter reflexivo atribuído a esta escrita nos domínios da LA e analisamos como essa escrita pode trabalhar no universo imaginário de seu sujeito-escrevente em relação ao que é considerado reflexão. Procuramos identificar nos diários e nas entrevistas gestos de interpretação do que venha a ser representações do aluno de LE, do professor e do processo de aprendizagem da língua inglesa. Analisamos, por meio das ressonâncias discursivas, as imagens de nossos escreventes acerca de si, do outro (professor) e do processo de aprender. As ressonâncias são compreendidas como determinadas marcas lingüístico-discursivas que se repetem para a constituição de sentidos predominantes na escrita do diário. O nosso corpus é formado por diários de aprendizagem de alunos de língua inglesa do centro de extensão e do Curso de Letras e também por entrevistas em áudio realizadas com os escreventes dos diários. Em nossa análise, observamos na heterogeneidade do fio do discurso, dentre as contradições e conflitos, a reincidência de dizeres que circulam dentro de um mesmo espaço dizível e previsível. Esses dizeres configuram aquilo que historicamente (consciente e/ou inconscientemente) é esperado do aluno dentro do processo de aprendizagem, ou seja, a melhora e uma evolução constante e infindável de sua aprendizagem; um esforço por parte dele nesse processo; uma aula centrada no professor, sendo este o responsável pela administração dos saberes que circulam na sala de aula. Entretanto, foi também possível observar que a circularidade do mesmo é desestabilizada ao encontrarmos gestos singulares que rompem com a demanda de reflexão e autonomia previamente estabelecida para essa escrita.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino/aprendizagem de língua estrangeirapt_BR
dc.subject.otherCapacidade de aprendizagempt_BR
dc.subject.otherLínguas Estudo e ensino Falantes estrangeirospt_BR
dc.subject.otherAnálise do discursopt_BR
dc.subject.otherLingüística aplicadapt_BR
dc.subject.otherLínguas Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa Análise do discursopt_BR
dc.subject.otherGênero discursivopt_BR
dc.titleO diário de aprendizagem de língua estrangeira (inglês) sob a perspectiva do processo discursivopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
valdeni_reis_diss.pdf1.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.