Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6YWKGN
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O papel da percepção consciente de conectivos concessivos na produção escrita e na reformulação da interlíngua
Authors: Ana Lucia Surerus Pitanguy Marques
First Advisor: Deise Prina Dutra
First Referee: Mailce Borges Mota Fortkamp
Second Referee: Heliana Ribeiro de Mello
Abstract: A pesquisa descrita neste trabalho investigou a importância de se trabalhar o construto atenção com alunos adultos, graduados em língua inglesa (LI), participantes de um curso de educação continuada para professores da rede pública. O desenho quantitativo do estudo possibilitou a realização de um experimento em que os participantes foram divididos em grupos de tratamento e controle (GT e GC), quando produziram artigos escritos em várias etapas ao longo de 15 semanas. A prática pedagógica do GT recebeu um tratamento dividido em três fases que incluíram técnicas para incentivar a percepção consciente de conectivos concessivos, foco lingüístico desta pesquisa. Para cada fase foram planejadas atividades voltadas a promover o direcionamento da atenção dos participantes aos conectivos-alvo em múltiplos contextos.Os dados, tratados estatisticamente, revelam uma reformulação lingüística da interlíngua (IL) dos participantes a curto e médio prazo, ou seja, houve uma alteração significativa na utilização adequada dos itens lingüísticos alvo (conectivos concessivos) pelo GT. Ficou também evidente um desempenho cada vez melhor destes participantes em relação à utilização dos conectivos ao longo da seqüência de artigos escritos, gradualmente mais convergente com a língua-alvo. Espera-se que a percepção consciente dos participantes às regularidades do discurso em LI, quando em comparação com a sua produção individual, possa resultar na reformulação de sua IL no longo prazo.
Abstract: The investigation described in this dissertation has shown the importance of dealing with the attention construct with adult learners, already English language teachers in public schools, who were attending a continuing education program. The quantitative design of the research made it possible for an experiment to be implemented, in which participants were divided into treatment and control groups (TG and CG), to produce written articles for a magazine. The study was carried out in three phases over a period of 15 weeks. The treatment chosen for the pedagogical practice of the TG consisted of many different activities aimed at triggering the noticing of the concessive connectives, linguistic target of the investigation. As a result, the activities were planned so as to direct the attentional focus of the TGs participants to those targets in various contexts. The data, analyzed with statistic tests, show interlanguage (IL) improvement and reformulation. The more frequent use of those connectives, gradually more oriented to the use in the target language, became evident in the written production along the series of tasks. In other words, the activities promoted noticing and were responsible for meaningful changes in the use of concessive connectives by the TG. It is expected that enabling the participants to notice the discourse regularities in English (L2), when compared with their own individual production, can possibly result in the long term reformulation of their interlanguage.
Subject: Foco na forma
Língua inglesa Gramática Estudo e ensino
Coesão (Lingüítica)
Cognição
Atenção
Conscientização na linguagem
Percepção consciente
Sociolingüística
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6YWKGN
Issue Date: 23-Mar-2007
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertcomp_2007.pdf2.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.