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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Analisando significados de capas da revista Raça Brasil: um estudo de caso à luz da semiótica social
Autor(es): Viviane Seabra Pinheiro
Primeiro Orientador: Celia Maria Magalhaes
Primeiro membro da banca : Viviane Maria Heberle
Segundo membro da banca: Adriana Silvina Pagano
Resumo: No contexto brasileiro, tem havido um crescente interesse pelo uso do arcabouço descritivo da gramática do design visual (KRESS e VAN LEEUWEN, 1996) como método de análise eficaz para uma abordagem semiótica social, especialmente quando se trata de sua conjugação com o instrumental da gramática sistêmico-funcional (HALLIDAY eMATTHIESSEN, 2004) (BIAVATI e MAGALHÃES, 2003; HEBERLE, 2004; FELIPE, 2006; SANTANA, 2006; dentre outros). O presente trabalho busca contribuir para a interface entre essas gramáticas e para o desenvolvimento dessa abordagem no contexto brasileiro, a partir da análise da capa das edições de novembro de 1996, 1998, 2004 e 2006 da revista Raça Brasil, uma publicação direcionada ao público negro. Utilizando ferramentas analíticas das referidas gramáticas, o principal objetivo desta pesquisa é analisar os significados representacionais, interativos e composicionais construídos pelo componente visual, bemcomo os significados ideacionais da chamada mais saliente e daquela referente à imagem da capa e investigar a relação entre esses significados e a noção de consciência negra. Realiza-se uma comparação entre os significados construídos por meio dos modos semióticos visual e verbal nas capas do corpus e investiga-se a existência de mudanças discursivas nas edições e/ou nos períodos analisados. A análise aponta para ambivalência da publicação, a qual se manifesta em vários sentidos. Verifica-se um movimento por parte da revista no sentido de promover/fortalecer a consciência negra dos leitores, por meio, principalmente, do estímulo à sua auto-estima, ao mesmo tempo em que se observa que as representações construídasmuitas vezes evocam discursos preconceituosos, que são assimilados e reproduzidos. Além disso, é possível notar que, paralelamente à postura politizada da revista, caminha o interesse mercadológico, que parece determinar a construção do layout da capa e mesmo o conteúdo de determinadas chamadas. Por fim, as mudanças semióticas observadas suscitam as hipóteses de que, por um lado, a revista pode ter se consolidado como uma publicação dirigida aos negros e, por outro, pode ter expandido seu público-alvo, renunciando à segmentação deste quanto à raça.
Abstract: In the Brazilian context, the descriptive framework provided by the Grammar of the Visual Design (KRESS & VAN LEEUWEN, 1996) alongside the Systemic-Functional Grammar (HALLIDAY & MATTHIESSEN, 2004) has been increasingly applied as an efficient methodology to a social semiotic approach (BIAVATI e MAGALHÃES, 2003; HEBERLE, 2004; FELIPE, 2006; SANTANA, 2006; among others). This thesis aims at contributing to an interface of these grammars and to the development of this approach in the Brazilian context, by means of analyzing the covers of the 1996, 1998, 2004 and 2006 November editions of the magazine Raça Brasil, a black-audience-oriented publication. Building on analytical tools of these grammars, this research aims mainly at analyzing the representational, interactive and compositional meanings constructed through the visual component, as well as the ideational meaning of the most significant headlines and therelation between these meanings and the concept black consciousness. The meanings constructed by means of the visual and verbal semiotic modes in the editions and/or periods surveyed are compared so as to identify discursive changes. The analysis points at an ambivalent orientation in the magazine Raça Brasil. In this study, this ambivalence arises in several ways. It is possible to observe a movement towards the promotion/strengthening of the readers black consciousness, mainly by means of stimulating their self-esteem. At the same time, representations built in the magazine generally evoke biased discourses, which are assimilated and reproduced. Furthermore, it is possible to observe, alongside a politicized orientation, the existence of a marketing interest presumably determining both the cover layout and the content of some headlines. Finally, the semiotic changes in the covers underanalysis lead to the hypothesis that, on the one hand, the magazine may have been consolidated as a black-audience-oriented publication and, on the other hand, its target public have changed throughout a 10-year temporal cline.
Assunto: Discurso publicitário
Funcionalismo (Lingüística)
Simbolismo na publicidade
Sinais e símbolos na comunicação visual
Semiótica Aspectos sociais
Comunicação de massa e linguagem
Raça Brasil (Periódico)
Semiótica e comunicação
Negros na literatura
Periódicos brasileiros
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-73HHJU
Data do documento: 24-Mai-2007
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