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dc.contributor.advisor1Celia Maria Magalhaespt_BR
dc.contributor.referee1Josenia Antunes Vieirapt_BR
dc.contributor.referee2Maria Cármen Aires Gomespt_BR
dc.creatorFlaviane Faria Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T23:16:05Z-
dc.date.available2019-08-10T23:16:05Z-
dc.date.issued2007-09-11pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ALDR-76RMME-
dc.description.abstractIntegrating studies on multimodal texts and print media have become an issue of special concern in the Brazilian academic scenario. Following such a trend, this dissertation aims at furthering such studies by analyzing first-page layouts found on several editions published throughout February 2007 on the most widespread newspapers of Minas Gerais State (Brazil), namely Estado de Minas, Diário da Tarde, Aqui, Hoje em Dia, O Tempo, and Super Notícia. The main objectives of this study are to verify the tendencies of these newspapers in terms of representation of social meanings and development of subjectivities ineach first-page layout, as well as to examine whether format can be regarded as a parameter for the representation of such meanings. The theoretical background for this research comprises social semiotics and multimodality theory. The methodology is built upon the application of systems network involving compositional meanings. The results point out that, on the one hand, the representational resources displayed on Diário da Tarde (a broadsheetlike newspaper) and on Aqui and Super Notícia (tabloid-like newspapers) seem neither to spur readers reflection nor to foster their social, political and cultural development of theirsubjectivities. The reason for such is the fact that these newspapers inure the readers to focus on information related to leisure, rest, entertainment, distraction, consumption or violence, by highlighting the visual component and eventually promoting a smattering of informationunderstanding. On the other hand, the representational elements displayed on the broadsheetlike newspapers Estado de Minas, Hoje em Dia, and O Tempo seem to loosely bring forth a semiotic structure oriented to social, cultural and political development of the readerssubjectivity. This seems to be the result of both their larger provision of textual information on several sections of these newspapers and their organized and systematic display of the leads on the page, which in turn contributes for a better understanding of facts surrounding the readers world. Nevertheless, the newspapers O Tempo and Diário da Tarde (broadsheet-like newspapers) are found to hold features belonging to popular newspapers: the former seems to spur readers consumption and violence more loosely; whereas the later seems to inure the readers to consumption, violence, leisure and entertainment more strikingly. Finally, all the newspapers scrutinized in this study are found to convey soccer news on highly emotional and idealized grounds, which boosts the status of this sport as a value culturally built by the Brazilian society.pt_BR
dc.description.resumoNo contexto acadêmico nacional tem havido um interesse crescente por trabalhos integrando estudos sobre os textos multimodais e a mídia impressa. Desta perspectiva, a presente dissertação visa contribuir para os estudos do layout da primeira página dos jornais mineiros de maior circulação no estado: Estado de Minas, Diário da Tarde, Aqui, Hoje emDia, O Tempo, e Super Notícia, edições coletadas durante o mês de fevereiro de 2007. O objetivo principal do estudo é verificar as tendências destes jornais quanto à representação de significados sociais e a formação de subjetividades no layout da primeira página de cada umdeles, investigando também se o formato pode ser considerado um parâmetro para a representação de tais significados. O referencial teórico da pesquisa é o da semiótica social e teoria da multimodalidade. A metodologia do trabalho baseia-se na aplicação da rede de sistemas referente aos significados composicionais. Os resultados da análise indicam que os recursos representacionais configurados nos jornais Diário da Tarde, Aqui e Super Notícia, o primeiro de formato padrão e os dois últimos de formato tablóide, parecem não orientar os leitores para a possibilidade de reflexão e formação social, política e cultural de suassubjetividades, uma vez que os habitua a destinar atenção a informações vinculadas ao prazer, ao relaxamento, à distração, ao entretenimento, ao consumo e à violência, privilegiando o visual e a conseqüente apreensão imediata das informações. Em contraste, os elementos representacionais articulados nos jornais Estado de Minas, Hoje em Dia e O Tempo, todos de formato padrão, parecem disponibilizar, ainda que de forma rasa, uma estrutura semióticaorientada para a formação social, cultural e política da subjetividade dos leitores, ao dispor mais informações textuais relativas a variadas seções e cadernos, e também por configurar as chamadas de maneira ordenada e sistemática na página, possibilitando, assim, uma melhorcompreensão dos fatos e acontecimentos que permeiam o seu mundo. Contudo, verifica-se que os jornais O Tempo e Diário da Tarde, ambos de formato padrão, sinalizam traços correspondentes aos jornais populares: o primeiro, de modo mais tênue, parece orientar os leitores para o consumo e para a violência; já o último, de maneira mais acentuada, parece habituar os leitores ao consumo, à violência, ao prazer e ao entretenimento. Por fim, é possível notar que todos os jornais analisados atribuem elevado teor de emoção e idealizaçãoao futebol, assegurando-lhe o status de valor culturalmente construído pela sociedade brasileira.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesign visual em jornaispt_BR
dc.subjectDiscurso midiáticopt_BR
dc.subject.otherJornais, layout e impressão dept_BR
dc.subject.otherJornais Linguagempt_BR
dc.subject.otherSimbolismo na publicidadept_BR
dc.subject.otherSemiótica Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherMídia (Publicidade)pt_BR
dc.subject.otherComunicação impressapt_BR
dc.subject.otherComunicação de massa e culturapt_BR
dc.subject.otherSemiótica e comunicaçãopt_BR
dc.subject.otherComunicação visualpt_BR
dc.subject.otherJornalismo Aspectos sociaispt_BR
dc.titleOs significados composicionais e a formação de subjetividades na primeira página de jornais mineiros: um estudo de caso à luz da gramática do design visualpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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