Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-7G7H5S
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Wander Emediato de Souzapt_BR
dc.contributor.referee1Maria de Lourdes Meirelles Matênciopt_BR
dc.contributor.referee2Eliana Amarante de Mendonca Mendespt_BR
dc.creatorAdriano Rodrigues de Melopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T16:27:14Z-
dc.date.available2019-08-10T16:27:14Z-
dc.date.issued2008-07-07pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ALDR-7G7H5S-
dc.description.abstractEm vue de s´adapter aux PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) qui guident l´enseignement de la langue portugaise lês écoles au Brésil, les manuels didactiques intègrent de plus em plus dans leurs pages de différents genres textuels. Lê but serait d´apprendre aux étudiantes dês genres considerés importants pour l´inclusion sociale et, em même temps, de promouvoir la practique de la lecture et de l´écriture à l´école. Néanmoins, quand certains textes sont extraits de sa situation de communication originelle et mis dans un manuel didactique em vue d´une finlité pédagogique, dês propriétés génériques sont modifiées dans cette nouvelle situation. Ces textes sont alors consummés et intérpretés différemment. Ce justement ce qui se passe avec les textes de journal lorsquils sont integres aux manuels didactiques.Nous croyons que l´intégration du genre journalistique dans le manuel à des fins de didactisation fait modifier les caractéristiques situationnelles qui définissent le genre. Ces modofications des paramètres caractéristiques du genre vont déclencher ce que l´on appelle ici une reconfiguration.pt_BR
dc.description.resumoCom o objetivo de se adequarem às sugestões dos Parâmetros Curriculares Nacionais que orientam o ensino da língua portuguesa nas escolas de todo o país, os manuais didáticos vêm incorporando em suas páginas diversos gêneros discursivos. O objetivo é levar aos alunos uma série de gêneros importantes para a inclusão social e ao mesmo tempo promover práticas de leitura e escrita. Quando certos textos são extraídos de sua situação comunicativa original e colocados no manual didático para atender a uma finalidade pedagógica, algumas propriedades do gênero são modificadas na nova prática discursiva em que esses textos passam a ser consumidos e interpretados. É o que ocorre, por exemplo, com os textos de jornal.Acreditamos, portanto, que a incorporação do gênero notícia de jornal ao manual didático traz algumas modificações nas características situacionais que definem o próprio gênero discursivo, já que a mudança situacional trará alterações nas restrições e parâmetros característicos do gênero. Essas mudanças nas propriedades características do gênero proporcionam o que chamamos neste trabalho de reconfigurações, conceito pertinente pela postura assumida na nova situação de comunicação a situação sala de aula: de um gênero discursivo ligado a práticas sociais a um tipo de texto usado para simular práticas comunicativas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectparâmetrospt_BR
dc.subjectgêneros discursivospt_BR
dc.subjectdiscurso jornalísticopt_BR
dc.subjecttipos textuaispt_BR
dc.subjectreconfiguraçõespt_BR
dc.subject.otherAnálise do discursopt_BR
dc.subject.otherJornais na educaçãopt_BR
dc.subject.otherComunicação de massa e linguagempt_BR
dc.subject.otherGêneros textuaispt_BR
dc.subject.otherLingüisticapt_BR
dc.subject.otherLivros didaticospt_BR
dc.subject.otherGêneros discursivospt_BR
dc.titleA reconfiguração da notícia de jornal nos manuais didáticos de Língua Portuguesa: gêneros e tipos textuaispt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
adriano_rmelo_diss.pdf2.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.