Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-7R6H9S
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Deslocamentos Identitários de Professores no Discurso sobre sua Prática de Avaliação no Processo de Educação Continuada
Autor(es): Fernanda de Fatima Serakides Hon
Primeiro Orientador: Maralice de Souza Neves
Primeiro membro da banca : Helivane de Azevedo Evangelista
Segundo membro da banca: Ricardo Augusto de Souza
Resumo: Neste estudo investigamos as representações de professores de língua inglesa (LI) da rede pública da região metropolitana de Belo Horizonte - Minas Gerais (MG) em relação à língua, língua estrangeira (LE) e a avaliação de aprendizagem desta. Nosso objeto de estudo baseia-se principalmente no discurso relacionado à avaliação de aprendizagem de LE (re)produzido por professores em serviço e inseridos em um curso de educação continuada (EC). Adotamos a perspectiva da Análise do Discurso atravessada por conceitos da Psicanálise para procedermos às análises dos fatos linguísticos relacionados à avaliação de aprendizagem de LI, adquirindo este estudo o caráter interdisciplinar característico dos estudos em Linguística Aplicada (LA). Utilizando a perspectiva discursiva, acreditamos que os sujeitos e os discursos são construídos sócio-histórico e ideologicamente, sendo esses sujeitos sempre desejantes e constituídos na e pela linguagem. Nesse sentido, por meio do conceito de avaliação historicamente representado na área de educação e culminando no campo da LA, apresentamos nosso corpus de análise, apoiado, predominantemente, no discurso dos sujeitos professores-alunos inseridos em um curso de EC. Através de entrevistas gravadas em áudio, realizadas com os sujeitos professores-alunos no início e ao final do referido curso, bem como de notas de campo provenientes de observações de aulas, tivemos disponíveis fatos linguísticos por intermédio dos quais pudemos flagrar suas representações que produzem sentidos em sua aprendizagem de LE e em sua prática profissional. Objetivamos observar ainda os (possíveis) deslocamentos identitários presentes no discurso e as tomadas de posições contraditórias principalmente em relação à avaliação de aprendizagem a partir da inserção desses professores no processo de EC. A análise deste estudo se baseia nas noções de interpretação, de ressonâncias discursivas e da contradição, sendo que compreendemos as ressonâncias discursivas como marcas linguísticas que se repetem, fazendo com que possamos depreender sentidos predominantes. Por meio de nossos gestos de interpretação da heterogeneidade, dos conflitos e das contradições presentes no fio do discurso, tentamos observar as representações desses sujeitos professores-alunos sobre língua, LE, e sobre a avaliação de aprendizagem desta. Percebemos que os sujeitos enunciadores convivem com diversas representações acerca de língua, LE, e da avaliação no processo de ensino/aprendizagem que os constituem sem que tenham consciência de sua existência, e os efeitos delas em sua prática pedagógica. Problematizamos, assim, os efeitos de sentido no discurso dos sujeitos enunciadores a partir do discurso da ciência (ou discurso universitário) produzido pela EC, pois este muitas vezes encontra resistência não transparente nesses professores para deslocamentos externos, e contribui para uma repetição vazia dos conceitos aprendidos, mas não uma apropriação destes em sua prática didática e avaliativa.
Abstract: In this study we investigate the representations of teachers of English as a foreign language who work for public schools in the city of Belo Horizonte/MG and its surroundings about language, foreign language and its assessment process. Our central point is mainly based on the discourse (re)produced by those in-service teachers about assessment within a continuing education program. This study adopts some of the most important Discourse Analysis and Psychoanalysis concepts to analyze its data related to the assessment process of the foreign language so that this work has the typical interdisciplinary characteristic of the Applied Linguistics area. Through a discursive perspective webelieve that peoples identity and their discourse are socially, historically and ideologically built and they are forever incomplete and constituted in and by language. Because of that in this research we present the concept of a historically built assessment in the fields of Education as well as Applied Linguistics. Our corpus is based on the discourse of participant teachers of a continuing education program. Through audio-recorded interviews with these teachers at the beginning and at the end of thiscourse and also through class observation notes we had access to the participant teachers discourse and their representations which produce effects in their learning of the foreign language and their professional practice. We also tried to observe the (possible) identity movements in the teachers discourse and their contradictions concerning the assessment process along their participation in the continuing education program. The analysis developed here is based on the concepts of interpretation, discursive resonances, which are the repetition of lexical choices that contribute to a predominant meaning, and contradiction. Through our interpretation gestures of the heterogeneity, conflicts andcontradictions present in the participant teachers discourse we tried to observe their representations about language, foreign language and its assessment process. We could notice that these teachers areconstituted by several representations and that these representations produce effects in their teaching practice even unconsciously. In this way, we discuss the effects of the scientific discourse (or university discourse) produced by the continuing education program on the discourse of theseparticipant teachers because many times they are resistant to external movements, and only repeat the new concepts but do not really use them in their pedagogical practice.
Assunto: Línguas Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Lingüística
Lingüística aplicada
Análise do discurso
Psicanálise
Aprendizagem Avaliação
Aquisição da segunda linguagem
Educação continuada
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-7R6H9S
Data do documento: 17-Mar-2009
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1255m.pdf1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.