Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-832HKD
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Escrita acadêmica e avaliação: o uso de reforços e atenuadores em artigos científicos publicados em inglês por pesquisadores brasileiros
Autor(es): Monica Soares de Araujo Guimaraes
Primeiro Orientador: Adriana Silvina Pagano
Primeiro membro da banca : Sueli Maria Coelho
Segundo membro da banca: Celia Maria Magalhaes
Terceiro membro da banca: Daisy Rodrigues do Vale
Quarto membro da banca: Vera Lúcia Santiago de Araújo
Resumo: Estudos sobre recursos modalizadores como os atenuadores/evasivas (hedges) e reforços (boosters) mostram a sua relevância para a escrita acadêmica. Esta tese investiga a utilização, por parte de pesquisadores afiliados a centros nacionais de pesquisa, o uso de reforços e de evasivas em seus artigos acadêmicos publicados em inglês e os compara a textos publicados por pesquisadores afiliados a centros internacionais de pesquisa que publicam seus textos em inglês. Para tanto, com base em Swales (1993, 1996, 2000), Hyland (1996 a, 1996b, 2000, 2004), Salager-Meyer (1994), analisamos dois subcorpora compostos por trinta (30) artigos publicados por cada grupo de pesquisadores. As realizações léxico-gramaticais dos reforços e das evasivas enfocadas foram selecionadas de uma lista compilada por Hyland (2000). Estas realizações foram identificadas nas seções retóricas que compõem os artigos acadêmicos e categorizadas em verbos lexicais, verbos modais, advérbios, adjetivos e substantivos. Os reforços e as evasivas foram classificados seguindo a proposta de Salager-Meyer (1994) como escudos ou como aproximadores. Nossa investigação indica que os pesquisadores de ambos os subcorpora utilizam reforços e evasivas em seus textos; entretanto, os pesquisadores afiliados a centros internacionais de pesquisa utilizam mais esses recursos que os pesquisadores afiliados a centros nacionais de pesquisa. Quanto a análise da estrutura superficial, ou seja, a análise dos itens léxicogramaticais nas sentenças, ao computar os dados conjuntamente nos dois subcorpora, temos as mesmas classes utilizadas em ambos. Percebemos que ao analisar as classes como evasivas os pesquisadores dos dois subcorpora também usaram os mesmos recursos. Entretanto, as classes utilizadas pelos pesquisadores em ambos os subcorpora foram diferentes quanto ao uso dos reforços. Os reforços e as evasivas apresentam a função de escudos e/ou aproximadores (cf. Salager-Meyer, 1994) em ambos os subcorpora. Concluímos que as escolhas de uso dos reforços e das evasivas estão relacionadas ao propósito comunicativo de cada uma das seções retóricas dos artigos, entretanto, os pesquisadores brasileiros afiliados a centros nacionais de pesquisa tendem a utilizar este recurso de forma divergente no que diz respeito às seções dos artigos de pesquisa, uma vez que a literatura aponta a seção dos Materiais e Métodos com poucas evasivas e nos dois subcorpora este dado é divergente.
Abstract: Studies on modality items as hedges and boosters show its relevance to the academic writing. This study investigates the use by researchers affiliated to national research centers, the presence of boosters and hedges in their academic research papers, published in English, and compares it to texts published by researchers affiliated to international research centers that publish their papers in English, as well. Based onSwales (1993, 1996, 2000), Hyland (1996a, 1996b, 2000, 2004), Salager-Meyer (1994), we analyzed two subcorpora consisting of thirty articles published by each research group. The lexicogrammatical features of boosters and hedges were selected from a list compiled by Hyland (2000), which had been identified in the sections that make up the rhetorical articles and categorized into lexical verbs, modal verbs, adverbs, adjectives and nouns. Boosters and hedges were further classified according to Salager-Meyer (1994) as shields and/or as approximators. Our investigation indicates that the researchers in both subcorpora use boosters and hedges in their writings; however,researchers affiliated to international research centers tend to use these features more frequently than researchers affiliated to national research centers. The analysis of the surface structure, as we computed the data in the two subcorpora together, shows that we had the same lexicogrammatical classes used in both. We notice that when theclasses were analyzed as hedges, the researchers of both subcorpora use the same lexicogrammatical classes. However, the classes used by researchers in both subcorpora were different when boosters were analyzed. Boosters and the hedges were used as shields and/or approximators (see Salager-Meyer, 1994) in both subcorpora. Weconclude that the choices of using boosters and hedges are related to the communicative purpose of each of the rhetorical sections of the articles. Researchers affiliated to national research centers tend to use these features in different ways especially regarding to research article sections, as the researched literature indicates the sections of Materials and Methods show low use of hedges and both subcorpora presentdivergent data.
Assunto: Artigos ciêntíficos
Lingüística
Comunicação escrita Estudo e ensino
Redação acadêmica
Língua inglesa Estudo e ensino (Superior) Falantes estrangeiros
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-832HKD
Data do documento: 9-Dez-2009
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monica_soares_de_araujo_guimaraes.pdf791.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.