Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-876GF7
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Representações do professor de língua inglesa no ensino inclusivo dos alunos surdos
Autor(es): Rejane Cristina de Carvalho Brito
primer Tutor: Maralice de Souza Neves
primer miembro del tribunal : Elidea Lucia Almeida Bernardino
Segundo miembro del tribunal: Márcia Aparecida Amador Mascia
Resumen: O presente estudo investiga as representações do professor de língua inglesa (LI) de escolas públicas do estado de Minas Gerais acerca da inclusão de alunos surdos no ensino regular. O objeto de pesquisa é o discurso do sujeito-professor, pois o sujeito se constitui na/pela linguagem. O sujeito é tomado como sócio-historicamente constituído, um sujeito do inconsciente e desejante. Como objetivo principal, buscam-se investigar as representações do professor acerca da sua prática pedagógica, da língua referente (LI), bem como as representações acerca dos alunos surdos e dos alunos ouvintes, da LIBRAS e do intérprete da LIBRAS. São as representações que levam à compreensão do que o professor faz na sua prática e como ele lida com o outro. A presente pesquisa em Linguística Aplicada apoia-se na análise do discurso francesa com contribuições de conceitos da Psicanálise. Trata-se de uma pesquisa de interpretação discursiva, considerando os gestos de interpretação, entendidos como os processos de identificação, e as filiações de sentido identificadas no discurso do sujeito. Para a formação do corpus da pesquisa, foram entrevistados oralmente os professores de LI e observadas algumas aulas para anotações de campo. Após a transcrição das entrevistas, uma análise linguístico-discursiva do corpus foi realizada, considerando a heterogeneidade que constitui cada sujeito, os equívocos no dizer, as contradições, as ressonâncias discursivas e as imagens que o sujeito apresenta e com as quais se identifica. Busca-se, nos gestos de interpretação, flagrar possíveis deslocamentos, bem como os processos de subjetivação do professor. A partir dessa análise, foi possível tecer uma rede de representações que revelaram as orientações práticas do docente. Partiu-se de uma problematização dos significantes inclusão e exclusão, traçando um breve percurso histórico da EI e da educação dos surdos (ES), uma vez que considerou-se a materialidade histórica do dizer do professor. Nas representações flagradas, percebeu-se a EI como uma impossibilidade no imaginário do professor, que se apresenta como alguém distante da imagem idealizada do docente descrita no discurso político-pedagógico. O aluno surdo e o aluno ouvinte são marcados pela imagem de sujeitos prejudicados pela EI. Notou-se, finalmente, que o professor oscila entre as posições enunciativas da inibição e da criação diante da inclusão de alunos surdos. Tal fato discursivo leva a apontar duas formações discursivas: inibi(a)ção e cri(a)cão.
Abstract: This study investigates the representations that the English teachers from Minas Gerais state public schools have about deaf students educational inclusion into regular schools. The research objective is the teacher-subjects discourse, considering that such a subject isconstituted in/by language. The subject is always incomplete, and socially and historically built; it is a subject of the unconscious. The present study focuses on teachers representations about their teaching practice, about the English language, about deaf and hearing students,about the Brazilian sign language and its interpreters. On considering such representations, the way the teachers deal with their practice and with the other people involved in the teaching-learning process can be understood. This research in Applied Linguistic is based onconcepts of French Discourse Analysis and Psychoanalysis. According to a discursive perspective and through interpretation, it focuses on the identification process and the effects of this process on the discourse of the teacher. The corpus was built through audio-recordedinterviews and class observation. After transcribing the interviews, it was analyzed linguistically and discursively, considering the identitys heterogeneity, contradictions on discourse, discourse regularities as well as the images presented by the teachers about their practice. Through interpretation gestures, a chain of representations have been achieved, to perceive how teachers develop their teaching deaf and hearing students in the classroom. The signifiers inclusion and exclusion in Inclusive Education (IE) and Deaf Education (DE) historical discourses were problematized. Based on the interviewed teachers discourse, it was found that the IE is seen as an impossible reality. Moreover, those teachers do not see themselves as the idealized teacher who is pictured on political and pedagogical discourses. The IE is also seen as prejudicial to deaf and hearing students. As a conclusion, teacherspredominantly take two enunciative positions, ranging from that of inhibition to a creative one. In the first position they are inhibited when they face deaf and hearing students in the same classroom. In the second position, though, they are creative in the same situation. Thecontradiction on different enunciative positions indicates two discursive formation that is named here inhibi(ac)tion and crea(c)tion.
Asunto: Lingüística
Psicanálise
Educação inclusiva Minas Gerais
Professores Formação
Língua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros Minas Gerais
Surdos Educação
Língua inglesa Análise do discurso
Linguagem brasileira por sinais
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-876GF7
Fecha del documento: 28-may-2010
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
1371m.pdf1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.