Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-896QUT
Type: Tese de Doutorado
Title: O padrão culto escrito em uso no Brasil em Gêneros Textuais do domínio jornalístico
Authors: Rosilene Alessandra Marques
First Advisor: Luiz Carlos de Assis Rocha
First Referee: Janice Helena Silva de R C Marinho
Second Referee: Maria Beatriz Nascimento Decat
Third Referee: Margarete von Mühlen Poll
metadata.dc.contributor.referee4: Ev'ângela Batista Rodrigues de Barros
Abstract: Esta tese tem como objetivo geral investigar o padrão culto escrito em uso no Brasil nos gêneros textuais notícia, editorial, carta do leitor e artigo do domínio jornalístico. Entende-se que a representação do contexto de produção dos textos analisados sugere o uso da normapadrão, além de este ser um domínio de grande abrangência social. Para cumprir esse propósito, foi apurada, em um exemplar do jornal impresso mais vendido em cada estado do país, a frequência de alguns fatos linguísticos que apresentam variação de uso devido às diferenças no grau de monitoração do contexto. Os resultados apontam que o percentual dos usos linguísticos coincidentes com a norma padrão, cuja referência é a gramática tradicional, é significativamente maior que o percentual de usos não coincidentes com essa norma linguística. Além disso, esta pesquisa confirma algumas preferências no uso do padrão culto escrito no Brasil já apontadas por outros estudiosos (como a tendência ao emprego proclítico do pronome), sinaliza algumas variações que podem estar ocorrendo no emprego do padrãolinguístico e, com base nos resultados obtidos, defende que, no processo de ensino-aprendizagem da norma padrão, sejam utilizados textos dos gêneros investigados, isto é, textos de efetiva circulação social e que seguem o padrão linguístico, a fim de desvincular oestudo dessa norma linguística da tradição literária, das frases descontextualizadas e dos exercícios estritamente metalinguísticos.
Abstract: This study aims to investigate the normative written standard being used in Brazil regarding the textual genres such as news, editorials, readers letter and journalistic articles. It is known that the context representation of the analyzed texts suggests the use of normative standard, besides being widely socially broad. To fulfill this purpose, the frequency of some linguistic facts which carry variation usage according to the differences concerning text supervision was raised in samples of the top pressed newspapers from each state of the country. The outcomeshows that the percentage of the linguistic usage that is coincident with the normative standard, whose reference is the traditional grammar, is significantly greater than the percentage of the non-usage of this normative standard. In addition to this, this study assures some preferences regarding the usage of the written normative standard in Brazil that have already been taken into account by other researchers (such as the use of the pronoun before the verb), and it also highlights some variations that may be taking place concerning the linguistic standard usage. Based on the outcomes from this study, it is believed that investigative texts should be used in the normative standard teaching/learning process, ist ed, texts that have effective social broadcast, as well as texts that follow the linguistic standard, inorder to disassociate the study of this linguistic norm of the literary tradition from contextless sentences and the strictly metalinguistic exercises.
Subject: Lingüística
Língua portuguesa Português escrito
Língua portuguesa Pronome
Língua padrão
Gêneros textuais
Jornalismo Linguagem
Língua portuguesa Estudo e ensino
Redação de textos jornalisticos
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-896QUT
Issue Date: 9-Jul-2010
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1229d.pdf3.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.