Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/ALDR-95XR7H
Type: | Tese de Doutorado |
Title: | O professor e a produção de textos escritos: o que se ensina quando se ensina a escrever? Por que se ensina o que se ensina? |
Authors: | Lucia Fernanda Pinheiro Barros |
First Advisor: | Janice Helena Silva de R C Marinho |
First Referee: | Maria da Graca Ferreira da Costa Val |
Second Referee: | Maria Aparecida da Mata |
Third Referee: | Clecio Bunzen Santos Junior |
metadata.dc.contributor.referee4: | Francisca Izabel Pereira Maciel |
metadata.dc.contributor.referee5: | Delaine Cafiero Bicalho |
Abstract: | Este trabalho, a partir de pressupostos teóricos de base sociointeracionista no que se refere à língua/linguagem (principalmente nos estudos do Círculo de Bakhtin e do Círculo de Genebra) e de base sócio-histórica cultural no que se refere à concepção de ensino-aprendizagem (principalmente nos estudos de Vygotsky), pretende contribuir para uma melhor compreensão das práticas de ensino da produção textual no Ensino Básico e das concepções que alimentam essas práticas. Para tanto, propusemos uma série de atividades a cem professores que participaram de cursos de formação continuada do Centro de Alfabetização Leitura e Escrita (Ceale). Esses professores responderam a questionários de natureza diagnóstica; relataram os modos como ensinam a produzir textos, da apresentação da proposta à correção; avaliaram e construíram propostas de produção de textos; avaliaram e fizeram sugestões de intervenção em textos de alunos; realizaram atividades de escrita e reescrita de textos. Os resultados sinalizam que a maioria dos professores não domina métodos e técnicas pedagógicas, a nosso ver, essenciais à transposição de conhecimento sobre a língua(gem) para os diferentes níveis de ensino e contextos de aprendizagem. |
Abstract: | Este trabajo pretende contribuir para una mejor comprensión de las prácticas de enseñanza de producción textual en la Enseñanza Básica y de las concepciones que fomentan esas prácticas, a partir de presupuestos teóricos de base socio-interaccionista en lo que se refiere a lengua/lenguaje (principalmente en los estudios del Círculo de Bajtín y del Círculo de Ginebra) y de base socio-histórica-cultural en lo que se refiere a la concepción de enseñanza-aprendizaje (principalmente en los estudios de Vygotsky). Para tanto, propusimos una serie de actividades a cien profesores que participaron de cursos de formación continuada del Centro de Alfabetização Leitura e Escrita (Ceale). Esos profesores contestaron a cuestionarios de naturaleza diagnóstica; relataron los modos como enseñan a producir textos, de presentación de la propuesta a la corrección; evaluaron y construyeron propuestas de producción de textos; evaluaron e hicieron sugerencias de intervenciones en textos de alumnos; realizaron actividades de escritura y reescritura de textos. Los resultados señalan que la mayoría de los profesores no dominan métodos y técnicas pedagógicas, desde nuestro punto de vista, esenciales a la transposición de conocimiento sobre la lengua/el lenguaje para los diferentes niveles de enseñanza y contextos de aprendizaje. |
Subject: | Professores Avaliação Língua portuguesa Ensino fundamental Livros Avaliação Professores alfabetizadores Formação Alfabetização Métodos Gêneros textuais Educação de crianças Formação de professores Brasil Produção de textos |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/ALDR-95XR7H |
Issue Date: | 2-May-2012 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
adicionais.pdf | 402.32 kB | Adobe PDF | View/Open | |
tese_vers_o_final.pdf | 3.42 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.