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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Uma proposta de gestão de produtos de software para formulação de estratégias competitivas pelos métodos gestão de portfólio, plataforma de produtos e technology roadmapping (TRM)
Authors: Alexander Prado Lara
First Advisor: Lin Chih Cheng
First Referee: Eduardo Moreira da Costa
Second Referee: Luiz Ricardo Pinto
Third Referee: André Leme Fleury
Abstract: A capacidade de introduzir inovações no mercado assume papel cada vez mais relevante para as empresas, e é frequentemente citada como o mais importante diferencial competitivo para as empresas de desenvolvimento de software. Pesquisadores ligados à Gestão de Desenvolvimento de Produtos (GDP) sustentam que tal capacidade não é somente fruto de genialidade ou criatividade dos profissionais de P&D, ou do montante de recursos alocados; é também resultante das práticas e dos modelos de gestão adotados pelas empresas. Por conseguinte, aliteratura de GDP apresenta uma variada gama de abordagens, métodos e técnicas que podem ser utilizados para aumentar as chances de sucesso no lançamento de novos produtos.A despeito de os objetivos da GDP estarem alinhados aos desafios enfrentados pelasempresas de software, seus métodos não podem ser aplicadas diretamente nessas empresas sem se considerar as diferenças significativas entre a origem da GDP e a realidade da maioria das empresas de desenvolvimento de software, além das especificidades ligadas à própria natureza dos seus produtos. Essas consideraçõesestão presentes na pesquisa que esta dissertação relata. O objetivo desta pesquisa foi de construir uma proposta de aplicação das abordagens de GDP em empresas de software, para suporte ao processo de formulação de estratégias competitivas baseadas em inovação. A proposta construída sugere o uso conjunto de três métodos de GDP: Gestão de Portfólio, Plataforma de Produtos e Techonolgy Roadmapping. Além disso, ela reúne tanto abordagens consagradas pela literatura de GDP quanto adaptações presentes na literatura emergente de Gestão de Produtos de Software. Ela se baseia, fundamentalmente, na cooperação entre profissionais das áreas de negócio e de tecnologia, e sua aplicação é conduzida por uma seqüência compreensível de passos e atividades. Apesar de combinar diferentes métodos e técnicas, o processo é relativamente simples e bastante ágil em sintonia com a realidade e as necessidades do setor de 14 software. Seus procedimentos e objetivos são abrangentes, porém flexíveis, o que os torna adaptáveis a empresas de diferentes portes ou estágios de amadurecimento. Em função de haver escassa literatura sobre o tema, a proposta foi elaborada não apenas através de uma extensa revisão bibliográfica, mas validada e refinada através de sua aplicação em uma empresa que apresentava os principais problemas relatados pela literatura: (i) processo de obsolescência de produtos; (ii) falta de alinhamento entre estratégia organizacional e o portfólio de projetos; (iii) esforços desarticulados ou conflituosos entre as equipes de marketing e de desenvolvimento; e, (iv) perda decompetitividade. A aplicação das técnicas de GDP nessa organização resultou na criação de estratégias de desenvolvimento de novos produtos para os dois anos seguintes, caracterizadas pelo: alinhamento explícito com os objetivos e metas da empresa; exploração das suas competências centrais; e, construção de uma rota de crescimento para o negócio baseada na construção e renovação contínua de seu mix de produtos. Os resultados da pesquisa reforçam a tese de que a gestão da inovação e a cooperação entre as áreas de Marketing e de P&D podem promover a melhoria da competitividade das empresas de alta tecnologia, em geral, e de software, em particular. Elas podem, também, ajudar a preencher uma lacuna de conhecimento científico situada na interseção entre as áreas de GDP e de Engenharia de Software.
Abstract: The competence of introducing innovations to the market plays an increasing relevant role in business strategy, and it is often referred to as the most important competitive factor for software development companies. Researchers in the field of New Product Development (NPD) argue that such competence is not solely due to the geniality or creativity of product development professionals, or the amount of resources allocated to the projects; it is also a consequence of the business practices and the management models adopted by companies. Therefore, the NPD literature presents a wide range of approaches,methods and techniques focused on enhancing the chances of success in new products launching. Although the objectives of NPD are aligned with the challenges faced by software development companies, its methods cannot be directly applied in these companies. It is necessary to consider the significant differences between the origin of NPD and thereality of the majority of software development companies, as well as the specificities related to the nature of their products. These considerations are present in the research which this dissertation reports. The main goal of this research was to elaborate a proposal for using NPD approachesin software development companies, in order to support their strategy formulation process based on innovation. The proposal elaborated here suggests the use of three NPD methods: Portfolio Management, Product Platform and Technology Roadmapping. It also combines classic NPD approaches and adaptations presented in the emerging literature on Software Product Management (SPM). It is fundamentally based on enhancing the cooperation between business and technology professionals, and its application is guided by a logic sequence of steps and activities. Although it combines different methods and techniques, the proposed process is relatively simple and quite agile aligned with the reality and the demands of the software industry. Its procedures and objectives are comprehensive, though flexible, making them suitable to companies of different sizes and stages of maturity. 16 Due to the scarcity of literature on NPD in software industry, the proposal was elaborated after an extensive review of the literature, and then validated and refinedthrough its application in a company which reported the main problems pointed out by the literature: (i) products obsolescence; (ii) lack of alignment between organizational strategy and projects portfolio; (iii) disarticulated or conflicting efforts between marketing and development teams; and, (iv) loss of competitiveness. As an outcome of the application of NPD methods, this organization created new product development strategies for the two subsequent years, which were characterized by: the explicit alignment with the companys objectives and goals; theexploiting of its core capabilities; and the construction of a route of growth based on the continuous construction and renewal of its mix of products.The results of this research reinforce the thesis that innovation management and cooperation between marketing and P&D areas can promote the competitiveness of hightech companies, in general, and of software companies, in particular. They can also help to bridge the gap between NPD and Software Engineering.
Subject: Engenharia de produção
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AMCN-8A2KXQ
Issue Date: 19-Dec-2008
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