Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/AMCN-8A2LXU
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Samuel Vieira Conceicaopt_BR
dc.contributor.referee1Paulo Roberto Pereira Anderypt_BR
dc.contributor.referee2Marta Afonso Freitaspt_BR
dc.contributor.referee3Cicero Murta Diniz Starlingpt_BR
dc.creatorAlvaro Simoes da Conceicao Netopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T22:58:48Z-
dc.date.available2019-08-12T22:58:48Z-
dc.date.issued2005-05-24pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/AMCN-8A2LXU-
dc.description.abstractThe search for efficiency has motiveted many companies to develop the management of the inventories and service levels. In this context, demand forecast had became a challenging goal, once the information from the supply chain are subject to variability and distortions. This work consists on the evaluation of the bullwhip effect - increase in demand variability as one moves up the supply chain away from the customer - in the supply chain of a multinational steel company, with a heavy performance in the Brazilian domestic market. It also evaluates in which conditions the distortions occur and the strategies used to remedy them. The companies analyzed were distributors and consumers of the civil construction product lines. A survey methodology was applied, with a questionnaire sent to these companies by e-mail and the results analyzed with statistics tools.pt_BR
dc.description.resumoA busca pela eficiência tem motivado as empresas a melhorar sua gestão de estoques para reduzir custos e melhorar o nível de serviço prestado aos clientes. Neste contexto, prever a demanda de forma eficaz tornou-se um desafio, uma vez que as informações originadas na cadeia de suprimentos estão sujeitas à grandes variabilidades e distorções. O presente estudo consiste em uma análise do efeito de chicoteamento, amplificação crescente de pequenas flutuações de demanda da ponta do consumo até a ponta de fornecimento da matéria-prima, na cadeia de suprimentos de uma empresa siderúrgicamultinacional, com forte atuação no mercado nacional, e avalia em que condições ocorrem as distorções das informações de demanda e quais estratégias de remediação estão sendo utilizadas. São analisados dois elos a jusante do produtor, distribuidores e consumidores, das linhas de produtos destinados à construção civil. A metodologia de pesquisa utilizada para esta avaliação foi um survey, com o envio de um questionário por e-mail às empresas e análise dos resultados por meio de ferramentas estatísticas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEfeito de chicoteamentopt_BR
dc.subjectGestão da cadeia de suprimentospt_BR
dc.subjectPlanejamento da demandapt_BR
dc.subjectPrevisão da demandapt_BR
dc.subjectEfeito chicotept_BR
dc.subject.otherControle de estoquept_BR
dc.subject.otherEngenharia de produçãopt_BR
dc.titleEstudo da integração da cadeia de suprimentos da indústria siderúrgicapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alvaro_sim_es_de_concei__o_neto_disserta__o.pdf790.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.