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http://hdl.handle.net/1843/AMFE-9DTLKT
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | A criança e o ambiente na infância: um estudo da noção ambiental na escola infantil |
Autor(es): | Danilo Bastos Jardim |
Primeiro Orientador: | Beatriz Alencar D Araujo Couto |
Primeiro membro da banca : | Denise Morado Nascimento |
Segundo membro da banca: | Paula de Souza Birchal |
Resumo: | Esta pesquisa buscou identificar, através de um estudo interdisciplinar entre a Psicologia e a Arquitetura, alguns dos principais fatores que influenciam a conduta próambiental das crianças pertencentes à faixa educacional pré-escolar (quatro a seis anos) na preservação do meio ambiente dentro da escola infantil. Por este motivo, realizou-se um estudo caso em uma Unidade Municipal de Educação Infantil, escola pública de âmbito municipal, na cidade de Belo Horizonte, o qual visou a analisar as relações das crianças com o ambiente escola, tanto no sentido da intervenção da criança sobre o meio quanto das qualidades locacionais/espaciais do ambiente e suas influencias sobre o comportamento das crianças. Como técnicas de pesquisa foi utilizada a entrevista semiestruturada, mapas comportamentais e grupos de discussão. Foi realizada uma análise de documentos à luz da discussão sobre os valores ambientais aplicados à infância, assim como os valores expressos no projeto arquitetônico das UMEIs, representado pela dissertação de mestrado defendida por um dos autores do projeto. Concluímos, através deste estudo, que as crianças da faixa pré-escolar não são capazes de apresentar uma visão crítica sobre a questão ambiental, mas são capazes de aprender conteúdos a respeito e de imitar a conduta dos adultos. Também concluímos que o ambiente construído de forma desafiadora pode provocar a curiosidade da criança, aumentando seus interesse sobre as questões do meio ambiente. |
Abstract: | This research sought to identify, through an interdisciplinary study between psychology and architecture, some key factors influencing pro-environmental behavior of pre-school age children (four to six years old) in the preservation of the environment within the kindergarten. For this reason, we performed a case study on a Municipal Unit of Child Education, municipal public schools of the city of Belo Horizonte, which aimed to examine children's relationships with the school environment, both in the sense of the intervention of child on the environment as qualities of locational/spatial environment and its influence on children's behavior. As research techniques were used semi-structured interviews, behavioral maps and discussion groups. An analysis of documents in the light of the discussion on environmental values applied to children as well as the values expressed in the architectural design of UMEIs represented by dissertation defended by one of the authors of the project. This study reached the conclusion that the kindergartens are not able to present a critical view on the environmental issue, but are able to learn about it and mimic the behavior of adults. We also conclude that a built environment shaped in provocative way can cause the child's curiosity, increasing their interest about environmental issues. |
Assunto: | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Psicologia ambiental Arquitetura e recreação Educação de crianças Arquitetura Aspectos psicológicos |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/AMFE-9DTLKT |
Data do documento: | 30-Nov-2012 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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