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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Eficiência das escolas públicas estaduais de Minas Gerais: considerações acerca da qualidade a partir da análise dos dados do SICA e do SIMAVE
Authors: Victor Maia Senna Delgado
First Advisor: Ana Flavia Machado
First Referee: Eduardo Luiz Goncalves Rios Neto
Second Referee: Reynaldo Fernandes
Abstract: Esta dissertação desenvolve o método semi-paramétrico denominado Two-stage Data Envelopment Analysis para detectar a fronteira de eficiência das escolas públicas estaduais de Minas Gerais nos níveis fundamental e Médio. A primeira etapa desse processo consiste em calcular a eficiência pela DEA e a segunda em comparar os resultados de eficiência por meio de uma regressão com variáveis de background familiar de infra-estrutura e dotação das escolas.Os métodos utilizados baseiam-se em contribuições recentes dos estudos de eficiência não paramétrica, Simar e Wilson (1998), e semi-paramétrica, Simar e Wilson (2002). Estiveram presentes preocupações para o controle de outliers sugeridas pelos trabalhos de Cazals et ali (2002) e Sampaio de Sousa e Stosic (2005). A incorporação dos procedimentos estatísticos de bootstrap forneceu mais robustez para os resultados encontrados e permitiu encontrar o viés e intervalos de confiança para os índices de eficiência. As bases censitárias do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE), que aplica os exames de proficiência de Matemática e Português para 4ª e 8ª séries do fundamental e 3ª série do ensino médio, e do Sistema Informacional de Custo Aluno (SICA), além do Censo Educacional MEC/INEP de 2005 permitiram aplicar uma das primeiras analises de eficiência por escola desenvolvida para o ensino básico do país. Os resultados encontrados sugerem que uma complementaridade dos insumos, dentro e fora da escola, possibilita o seu melhor desempenho. Escolas localizadas nas mesoregiões do estado onde há mais abundância de recursos educacionais possuem chance maior de serem mais eficientes e prestarem um ensino de maior qualidade. Porém, existem bons exemplos de desempenho em regiões mais carentes e, em termos gerais, os resultados do produto educacional do estado pode melhorar bastante se se conseguir um maior nível de eficiência para as escolas estaduais.
Abstract: This paper develops the semi-parametrical two-stage Data Envelopment Analysis to detect the efficiency frontier of public Brazilian Minas Gerais state schools. The first stage computes the DEA-efficiency, the second one inputs the DEA results to a truncated-regression with background and wealth variables.All methods discussed here are based on recently papers of non-parametrical analysis, Simar and Wilson (1998), and semi-parametrical analysis, Simar and Wilson (2002). Further analyses concerned about outlier-detection are implemented: Cazals et ali (2002) and Sampaio de Sousa e Stosic (2005). Those new methods, based on DEA-bootstrap, have improved the robustness of analysis and made became possible an efficiency confidence intervals construction.The new data basis of school proficiency, SIMAVE, and cost-measurement, SICA, either the Educational Census of Education Ministry 2005, permitted this new application of efficiency measurement for schools. The results show inputs complementaritys, in and out school. Best located schools, where the educational inputs are better, are more efficient in probability. However, there are some good examples of efficient schools emerging from poor regions and, in general terms, all stated educational results can improve considerably if the schools get to improve their efficiency.
Subject: Educação Minas Gerais Aspectos economicos
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AMSA-72MNFQ
Issue Date: 26-Feb-2007
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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