Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/AMSA-77PHMT
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lizia de Figueiredopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Mauro Borges Lemospt_BR
dc.contributor.referee1Edson Paulo Dominguespt_BR
dc.contributor.referee2Ricardo Silveira Martinspt_BR
dc.contributor.referee3Raul da Mota Silveira Netopt_BR
dc.contributor.referee4Eduardo Simões de Almeidapt_BR
dc.creatorCarla Cristina Aguilar de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T03:52:40Z-
dc.date.available2019-08-12T03:52:40Z-
dc.date.issued2007-01-01pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/AMSA-77PHMT-
dc.description.abstractThis thesis has three contributions: a) in the first paper, we develop a transportation cost index based on the market potential concept. b) In the second paper, we test if first or second nature causes determine agglomerations in our sample, which is composed by micro-regions of the Northeast, Southeast and Centre-West macro-regions in Brazil, in the period 1970-2000. We observe that second order causes directly or indirectly are the main determinants of agglomeration. We also collect evidence that transportation cost are at intermediate levels in these regions.c) In the third paper, we investigate if access to markets determines the (transitional) growth rate of per capita income. It does, but in a differentiated manner accordingly mainly to the macro-region from which the micro-region belongs.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese tem como proposta analisar a desigualdade da distribuição das atividades econômicas e da renda per capita no Brasil, utilizando dados censitários para as microrregiões do Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Para isso, são apresentados três artigos. No primeiro artigo, Acessibilidade e desigualdade regional no Brasil: uma proposta metodológica, propõe-se um indicador de acessibilidade que é uma medida de mercado potencial, mas que considera as diferenças de infra-estrutura existentes no Brasil. O segundo, Aglomerações: quais seus fatores explicativos?, através de uma metodologia de análise de variância, procura responder quais os fatores explicativos das aglomerações. Os resultados mostram que os principais fatores são os aglomerativos, corroborando com os argumentos da Nova Geografia Econômica. Diante disso, buscaram-se indícios de que o custo de transporte esteja no nível intermediário, o que foi verificado. O terceiro artigo, Mercado potencial e crescimento econômico: evidências para as microrregiões do Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste brasileiro, analisa se existem evidências de que o acesso aos mercados influencia o diferencial de renda per capita existente entre as microrregiões e se há heterogeneidade dos parâmetros. Os resultados apontam para uma influência do acesso aos mercados sobre o diferencial de renda per capita. Essa influência é diferenciada entre as microrregiões presentes no Sudeste e no Nordeste e Centro-Oeste. No Sudeste, há uma relação positiva, ou seja, quanto maior o acesso aos mercados maior o crescimento da renda per capita, enquanto para as microrregiões do Nordeste e Centro-Oeste o resultado é inverso.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectdesigualdade regionalpt_BR
dc.subjecteconomia regionalpt_BR
dc.subject.otherEconomia regionalpt_BR
dc.subject.otherBrasil Disparidades regionaispt_BR
dc.titleA nova geografia econômica: três ensaios para o Brasilpt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_carlacristinaaguilar_2007.pdf1.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.