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dc.contributor.advisor1Edson Paulo Dominguespt_BR
dc.contributor.referee1Mauro Borges Lemospt_BR
dc.contributor.referee2Fernando Salgueiro Perobellipt_BR
dc.creatorWeslem Rodrigues Fariapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T02:27:05Z-
dc.date.available2019-08-14T02:27:05Z-
dc.date.issued2009-01-26pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/AMSA-7PFLMK-
dc.description.abstractThe literature argues that infrastructure investments in Brazil can have strong impacts on some poor states, and contribute to decrease regional inequality. This paper combines two methodologies for the projection of impacts of transportation infrastructure policies (e.g. roads construction and renovation). The first one is an inter-regional computable general equilibrium model (CGE). The second one is a transportation network model. In order to exemplify the potentialities of using such methodologies, two road investment projects were selected from publicly available information: BR-101 project, connecting Feira de Santana and Natal, and the BR-163 project, between Guarantã do Norte and Santarém. The changes of transport costs, calculated by the transport model, provided the key input to the CGE model. The methodology used allowed the projection of the impact of investment on the economies of the states directly affected by the projects and also the impacts on other states. Another measure was used for an alternative to evaluate the projects efficiency, the marginal productivity of investment.pt_BR
dc.description.resumoA discussão acerca dos impactos dos investimentos em infra-estrutura sobre questões relacionadas a planejamento, crescimento e desenvolvimento regional tem tido considerável aumento no Brasil recentemente. Neste sentido, este trabalho avalia os efeitos econômicos regionais de dois projetos de investimento rodoviário específicos do PAC: o da BR-101 e o da BR-163. O primeiro prevê duplicação da rodovia no Nordeste no trecho entre Feira de Santana (BA) e Natal (RN), já o segundo projeto, a pavimentação da rodovia entre as cidades de Guarantã do Norte (MT) e Santarém (PA). Para tal, utilizou-se um modelo equilíbrio geral computável (EGC) inter-regional integrado a um modelo de transporte. A variação dos custos de transporte na rede, gerada pelo modelo de transporte, forneceu o insumo fundamental na realização desta análise. Os resultados foram construídos de acordo com dois fechamentos do modelo EGC: um relacionado à fase de construção (curto prazo) e outro, a fase de operação (longo prazo). A metodologia empregada permitiu a projeção dos impactos dos investimentos sobre as economias dos estados diretamente afetados pelos projetos, bem como efeitos de vazamento e spillover para as demais unidades da federação. Outra medida foi utilizada de forma alternativa para avaliação da eficiência dos projetos, a de produtividade marginal dos investimentos (PMI). Este índice apontou um coeficiente mais elevado na fase de construção dos investimentos, em ambos os projetos, com valor um pouco maior no projeto da BR-101.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecttransporte rodoviáriopt_BR
dc.subjecteconomia regionalpt_BR
dc.subjectequilíbrio geral computávelpt_BR
dc.subject.otherEconomia regionalpt_BR
dc.subject.otherTransporte rodoviario Brasilpt_BR
dc.subject.otherInfra-estrutura (Economia) Brasilpt_BR
dc.titleEfeitos regionais de investimentos em infra-estrutura de transporte rodoviáriopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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