Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/AMSA-7VJNJ7
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ricardo Machado Ruizpt_BR
dc.contributor.referee1Edson Paulo Dominguespt_BR
dc.contributor.referee2Marco Aurelio Crocco Afonsopt_BR
dc.contributor.referee3Fabiana Borges Teixeira Santospt_BR
dc.contributor.referee4MARCELO SILVA PINHOpt_BR
dc.creatorArlan Mendes Mesquitapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T12:12:20Z-
dc.date.available2019-08-09T12:12:20Z-
dc.date.issued2009-02-16pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/AMSA-7VJNJ7-
dc.description.abstractIn the context of the new Brazilian Federal Law of sanitation (nº 11.445, 01/05/2007), this study suggests a financial economic model that aims to evaluate some institutional forms of potable water distribution non-regulated state monopoly, regulated state monopoly by rate-of-return and by Vogelsang & Finsinger model. Besides, this academic work analyses some kinds of water pricing linear tariff, two-part tariff and multipart tariff (Increasing Block Tariffs IBT) and two ways of consumer behavior consumer that responds to the price changes (Cobb-Douglas) or to the bill changes (Simon). In generic terms, in the scope of the Brazils industry where the demand is heterogeneous and the majority of the investment is financed by monopolys capital, the efficiency and equity indicators suggest the Vogelsang & Finsinger model and the Increasing Block Tariffs (IBT) as the alternatives that contribute most to increase the welfare.pt_BR
dc.description.resumoDiante das possibilidades de regulação de preço permitidas pela nova legislação federal de saneamento básico (Lei 11.445, de 05/01/07), este trabalho apresenta um modelo econômico-financeiro com o objetivo de avaliar algumas formas de prestação do serviço de distribuição de água potável (monopólio estatal não submetido à regulação e monopólio regulado pelo regime do custo do serviço e pelo regime teórico de Vogelsang & Finsinger, 1979) e de estruturas tarifárias (linear, duas parcelas e quatro parcelas com blocos crescentes de consumo), levando em consideração duas maneiras de comportamento do consumidor (reativo ao preço dágua consumidor Cobb-Douglas ou à fatura consumidor comportamental). De modo geral, no âmbito de um cenário próximo do mercado brasileiro de trocas de água tratada, em que a demanda é heterogênea e a maior parcela dos investimentos é financiada com capital próprio do monopólio, os indicadores de eficiência e equidade do modelo sugerem o regime regulatório V & F e a estrutura tarifária em quatro parcelas com blocos crescentes de consumo como as alternativas que mais contribuem para elevação do bem-estar da sociedade.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectmonopoliospt_BR
dc.subjectRegulaçãopt_BR
dc.subjectrecursos naturaispt_BR
dc.subjectdistribuição de águapt_BR
dc.subject.otherRecursos naturais Brasilpt_BR
dc.subject.otherBrasil Abastecimento de águapt_BR
dc.subject.otherAbastecimento de água Aspectos econômicospt_BR
dc.subject.otherMonopólios Brasilpt_BR
dc.titleRegulação na distribuição de água potável: um modelo econômico-financeiro da firma em um mercado com consumidores heterogêneospt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arlan_mendes_2009.pdf6.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.