Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/AMSA-8D9HNN
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Mobilidade populacional na Região Metropolitana de Belo Horizonte: o caso dos municípios do Eixo da Linha Verde - 1991/2000
Autor(es): Lessio Lourenco Nunes
Primeiro Orientador: Fausto Reynaldo Alves de Brito
Primeiro Coorientador: Alisson Flavio Barbieri
Primeiro membro da banca : Roberto Luís de Melo Monte-mór
Segundo membro da banca: André Junqueira Caetano
Resumo: A alocação da população no espaço na Região Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH deriva de um conjunto de fatores, de natureza social e econômica, tendo como principais agentes produtores do espaço metropolitano o Estado, que contribui no ordenamento das ocupações territoriais, o mercado fundiário, que atua com o objetivo de valorizar ao máximo as suas propriedades e o mercado imobiliário, que atua através de financiamentos imobiliários, construção física e comercialização do imóvel, controle do uso e acesso às terras urbanas, e, também, à própria organização socioeconômica da população, que a obriga a adotar estratégias de sobrevivência adequadas à sua realidade no contexto urbano.A pressão populacional, e também das atividades produtivas, por terras urbanas faz do espaço urbano contemporâneo um local complexo, com muitas adversidades e transformações contínuas, com intensa mobilidade populacional e interação entre núcleo metropolitano e municípios do seu entorno, bem como promove uma segregação espacial e social da população, fazendo com que áreas geograficamente próximas abriguem populações com estruturas socioeconômicas muito diferentes.Nesse contexto, insere-se o Eixo da Linha Verde, na Região Metropolitana de Belo Horizonte RMBH, uma região com um histórico de expressivos fluxos de mobilidade populacional, que poderão se intensificar ainda mais, face às mudanças estruturais - investimentos em infra-estrutura viária, aeroportuária, econômica e política pelas quais passa a região nos últimos tempos.
Abstract: The allocation of the population on the space of the metropolitan section of Belo Horizonte RMBH comes from a group of factors, from social nature and economic, having as the main elements the State, which contributes for the arranging of the occupation on the land, the land market, which acts with the goal of giving the highest value to their properties and also the property market, which acts offering real state financing, building and selling, control of the use and access to urban areas, and, also, at the socioeconomic structure of the population, which determines to adopt the strategies of survival fitted to its reality at the urban context.The population pressure and from the productive activity by urban lands turn the urban contemporaneous space a complex point, with high population mobility and interaction between the metropolitan center and the cities which stay near it, as well as promotes a spatial and social segregation of the population, making that areas geographically adjacent have socioeconomic structures very different.In this context, it is inserted the Green Lines Axle, in the Metropolitan Section of Belo Horizonte, a place with a historic of an important population mobility, which can rise because of the structural changes investment in infrastructure concentrated in the ways of land and air transport, economic and politic by which pass the region recently.
Assunto: Transição demográfica Belo Horizonte, Região Metropolitana de (MG)
Migração interna Belo Horizonte, Região Metropolitana de (MG)
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AMSA-8D9HNN
Data do documento: 1-Set-2008
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
l_ssio_nunes_2008.pdf1.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.