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http://hdl.handle.net/1843/AMSA-8PBJBJ
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Análise econômica regional de projetos de infraestrutura rodoviária no Brasil |
Autor(es): | Danielle Pinto Costa Vieira |
Primeiro Orientador: | Edson Paulo Domingues |
Primeiro membro da banca : | Bernardo Palhares Campolina Diniz |
Segundo membro da banca: | Eduardo Simões de Almeida |
Resumo: | A literatura especializada aponta o setor de infraestrutura de transporte como a força motriz para o desenvolvimento e para o crescimento econômico. Diante disso, este trabalho procurou aprimorar a metodologia dedicada à avaliação de investimentos em transporte rodoviário. No primeiro momento, foi realizada a análise de duas obras de pavimentação, uma no Estado de Minas Gerais e outra no Piauí, por meio da utilização da metodologia praticada no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) que consiste no cálculo dos benefícios diretos de acordo com modelo de transporte Highway Development and Management (HDM). Os primeiros resultados apontaram para a viabilidade econômica do empreendimento mineiro e inviabilidade do projeto no Piauí. Posteriormente, foram realizadas análises do impacto das obras por meio no modelo de equilíbrio geral Integrated Multi-regional Applied General Equilibrium Model-Brazil (IMAGEM-B), com alguns dados obtidos nas análises no HDM, e foram mensurados os benefícios indiretos de cada projeto. A partir da abordagem unificada foi possível avaliar, de maneira mais substancial, o impacto socioeconômico de investimentos em infraestrutura de transporte rodoviário nas duas regiões. Ao unificar os resultados dos modelos, estimou-se que a obra rodoviária piauiense traria maiores benefícios à economia local. |
Abstract: | The specialized literature points towards the transportation infrastructure sector as being the driving force of the development and growth of the economy. With this is mind, this dissertation attempts to improve the methodology used to evaluate investments in roads. At first, two road investment projects, one in the state of Minas Gerais and another in the state of Piauí, were analyzed using the methodology adopted by Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) which is composed of the calculations of the direct benefits according to the Highway Development and Management model (HDM). The first results pointed towards the economic viability of the project in Minas Gerais and non-viability of the one in Piauí. Later, analysis of the impact of road construction were carried out using the Integrated Multi-regional Applied General Equilibrium Model-Brazil (IMAGEM-B), with the data obtain from the HDM analysis, and the indirect benefits of the each project was measured. Using the integrated approach it was possible to evaluate, in a more substantial manner, the social-economical impact of the investments in transportation infrastructure of both regions. By combining the results of the models, it was estimated that the road construction in Piauí would bring greater benefits to the local economy. |
Assunto: | Economia |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/AMSA-8PBJBJ |
Data do documento: | 25-Ago-2011 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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