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Tipo: Tese de Doutorado
Título: Incompatibilidades entre educação e ocupação: uma análise regionalizada do mercado de trabalho brasileiro
Autor(es): Sandra Melo dos Reis
primer Tutor: Ana Maria Hermeto Camilo de Oliveira
primer miembro del tribunal : Bernardo Palhares Campolina Diniz
Segundo miembro del tribunal: Ana Flavia Machado
Tercer miembro del tribunal: Eduardo Gonçalves
Cuarto miembro del tribunal: Frederico Luiz Barbosa de Melo
Resumen: O objetivo deste estudo é analisar como as características individuais, ocupacionais e a região de residência dos trabalhadores brasileiros influenciam suas probabilidades de se inserirem de forma incompatível no mercado de trabalho sobreeducados ou subeducados, buscando compreender as causas para o crescimento e persistência das incompatibilidades entre nível educacional do trabalhador e as exigências da ocupação em décadas recentes. Além disso, são examinados os impactos da sobreeducação/subeducação sobre os rendimentos dos trabalhadores, relevando-se as perspectivas dos fatores individuais, ocupacionais e, sobretudo, regionais. Para este estudo, foram agrupadas amostras trienais para o período 1993-2008, selecionadas da base de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Foram incluídos na pesquisa os indivíduos (homens e mulheres) no intervalo de idade contido entre 24 a 59 anos, residentes em área urbana. A análise descritiva evidenciou o crescimento da incidência de sobreeducação e o declínio das taxas de subeducação para todas regiões brasileiras ao longo do período analisado (1993-2008). Os determinantes das incompatibilidades, examinados mediante estimação de modelos multinomiais, sugeriram que a sobreeducação e a subeducação podem ser parcialmente explicadas pelos fatores espaciais, tais como o tamanho da região de residência, assim como pela condição de migração dos indivíduos. Os resultados também indicaram que o mercado de trabalho brasileiro ainda é bastante segregado por raça e gênero. As estimações das equações de rendimentos revelaram efeitos consistentes da sobreeducação e da subeducação sobre os salários ao longo do tempo, indicando que os sobreeducados são penalizados pelos anos excedentes de estudo, pois são remunerados a taxas mais baixas em relação aos indivíduos compatibilizados. Por outro lado, os subeducados auferem retornos superiores aos ganhos obtidos pelos compatibilizados, comprometendo a clássica relação positiva entre salários e educação.
Abstract: The aim of this study is to analyze how individual and occupational characteristics and region of residence of Brazilian workers influence their chances of being included mismatched in the labor market overeducated or undereducated, attempting to understand the causes for the growth and persistence of mismatches between educational level of workers and educational requirements of occupations in recent decades. In addition, we examine the impacts of overeducation/undereducation on workers' incomes, emphasizing the perspectives of individual, occupational and, despite of all, regional factors. For this study, three-year period samples were selected from the PNAD database, provided by IBGE, for the period 1993-2008. The study included individuals (men and women) in age interval contained between 24 and 59 years living in urban areas. The descriptive analysis showed the increased incidence of overeducation and decline in undereducation rates for all regions of Brazil over the analyzed period (1993-2008). The determinants of mismatches, examined by multinomial models, suggested that overeducation and undereducation may be partly explained by spatial factors, such as the size of region of residence, as well as the migration condition of individuals. The results also indicated that the Brazilian labor market is still segregated by race and gender. The estimates of earnings equations reveal consistent effects of overeducation and undereducation on wages over time, indicating that the overeducated are penalized by the surplus years of study, because they are paid at lower rates compared to matched individuals. On the other hand, undereducated earn superior returns compared to the gains obtained by the matched individuals, committing the classic positive relationship between wages and education.
Asunto: Mercado de trabalho Brasil
Economia
Mercado de trabalho Efeito da educação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AMSA-8UYPZ3
Fecha del documento: 29-feb-2012
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

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