Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/AMSA-9CGNW9
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Diferenciais de gênero no letramento financeiro de candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio
Autor(es): Charles Henrique Correa
primer Tutor: Cassio Maldonado Turra
primer miembro del tribunal : Eduardo Luiz Goncalves Rios Neto
Segundo miembro del tribunal: Jose Irineu Rangel Rigotti
Resumen: O letramento financeiro é um fator fundamental para a tomada de decisões financeiras. Em especial, os jovens parecem ingressar no mercado de trabalho com o desafio de assumirem responsabilidades financeiras cada vez mais importantes, inclusive a formação de poupança para a aposentadoria. Por outro lado, percebemos que o letramento financeiro de homens e mulheres parece diferir na literatura. Embora geralmente apresentem um letramento financeiro mais baixo vis-à-vis os homens, as mulheres possuem características que exigem um letramento financeiro mais adequado. Em média, elas ganham menos e possuem um perfil de investimento mais conservador, bem como vivem mais e se aposentam mais cedo. Neste estudo, avaliamos o letramento financeiro de candidatos (majoritariamente jovens) ao Exame Nacional do Ensino Médio 2005 com foco nos diferencias de gênero. Procuramos avaliar o desempenho de homens e mulheres em duas questões financeiras do exame, controlando por fatores demográficos e socioeconômicos. Os resultados apontam um letramento financeiro baixo para ambos os sexos no que se refere ao acerto das duas questões e melhor desempenho dos homens em ambas as questões. Mesmo na presença das variáveis de controle, o diferencial por gênero ainda continuou estatisticamente significativo, embora tenha diminuído.
Abstract: Financial literacy is a key factor for financial decision-making. Especially, young people seem to enter the labor market with the challenge of taking increasingly important financial responsibilities, including accumulation of savings for retirement. On the other hand, we realize that financial literacy of men and women seem to differ in the literature. Although women generally have a lower financial literacy vis-à-vis men, they have characteristics that require a more appropriate financial literacy. On average, women earn less and have a more conservative investment profile, as well as live longer and retire earlier. In this study, we evaluated the financial literacy of candidates (mostly young) to the National High School Exam (ENEM) 2005 with a focus on gender differences. We sought to evaluate the performance of men and women on two financial questions of the exam, controlling for demographic and socioeconomic factors. The results indicate a low financial literacy for both sexes and better performance of men in both cases. Even in the presence of control variables, gender difference still remained statistically significant, although it has declined.
Asunto: Educação financeira
Demografia
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AMSA-9CGNW9
Fecha del documento: 24-ago-2012
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
charles_henrique_correa.pdf7.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.