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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Procura por assistência à saúde em pronto atendimento de uma região ampliada de saúde
Authors: Pâmela Braga Alves
First Advisor: Marilia Alves
First Referee: Isabela Silva Cancio Velloso
Second Referee: Kenia Lara da Silva
Abstract: Na rede de atenção à saúde, a área de urgência e emergência tem passado por grandes transformações nos últimos anos, principalmente pela demanda por atendimentos que poderiam ser realizados em outros pontos da rede. No estado de Minas Gerais, outros agravantes são a vasta extensão territorial, possuir 853 municípios e diferenças regionais em relação à densidade demográfica e características socioeconômicas. Na região Jequitinhonha/ Mucuri, as condições socioeconômicas desfavoráveis e baixa densidade demográfica influenciam o acesso aos serviços de saúde. O município de Diamantina é polo da região ampliada de saúde Jequitinhonha e da região de saúde Diamantina. Apesar de ser polo, apresenta algumas particularidades: atenção primária com somente 10 equipes de Saúde da Família (ESF), 4 Programas de Agentes Comunitários (PACS) e 75 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e apenas dois hospitais. O único estabelecimento de saúde que atende urgências e emergências é o Pronto Atendimento (PA) Santa Isabel, vinculado à Santa Casa de Caridade de Diamantina (SCCD), referência para o atendimento de urgência e emergência da Região Ampliada de Saúde Jequitinhonha, composta por 23 municípios. Além disso, áreas rurais de alguns municípios não possuem UBS, ESF ou PACS; ou possuem com atendimento médico semanal ou quinzenal. Assim, o PA é a única unidade de saúde que funciona 24 horas, atendendo os casos mais graves do município e da região. Este estudo tem como objetivo analisar os motivos da procura por assistência à saúde no PA Santa Isabel em Diamantina/MG, no período de janeiro a outubro de 2013. Trata-se de um Estudo de Caso descritivo, utilizando dados secundários coletados do Software ALERT ADW nos primeiros dez meses de implantação. Foram coletados dados sóciodemográficos; Fluxograma (a partir da queixa do usuário), Diagnóstico e Classificação de Risco. Os dados foram organizados em gráficos e tabelas, com distribuição de frequência. Os resultados mostram que os meses de maior procura foram junho (11,36%), julho (11,33%) e fevereiro (10,58%). O PA foi procurado por adultos, idosos e adolescentes, com 59,87%; 18,01%; 12,18% respectivamente e houve predominância do sexo feminino (52,81%) e de usuários do SUS. A maioria dos usuários recebeu alta para o exterior (53,62%). Em relação aos diagnósticos destacam-se os capítulos da CID 10: XIX - Lesões, envenenamentos e algumas outras consequências de causas externas (17,19%); X - Doenças do aparelho respiratório (9,8%); XVIII - Sintomas, sinais e achados anormais de exames clínicos e de laboratório, não classificados em outra parte (9,7%). Em relação aos Fluxogramas destacam-se na categoria PA, pacientes que devem ser atendidos no Pronto Atendimento por apresentarem cores vermelho, laranja ou amarelo: Mal estar em adulto (6,20%), Dor abdominal em adulto (5,25%), Cefaleia (3,77%) e Dor torácica (3,65%). Na categoria AP, pacientes classificados nas cores verde e azul que poderiam ser atendidos na APS, sobressaíram os fluxogramas: Mal estar em adulto (5,01%), Dor de garganta (2,07%), Feridas (2%) e Problemas em extremidades (1,73%). Portanto, o PA de Diamantina, atende à demanda espontânea de urgência e emergência, mas também usuários que poderiam ser atendidos em outro ponto da rede, onerando o sistema de saúde regional e provocando superlotação do serviço, uma característica dos PA em diferentes regiões e municípios.
Abstract: In the health care system, the area of emergency care has undergone enormous changes in recent years, mainly as a result of the demand for care that could otherwise be supplied by other parts of the healthcare system. Other challenges exist in the state of Minas Gerais, including the vast size of the state, which has 853 municipal districts and significant regional differences in terms of demographic density and socioeconomic characteristics. In the Jequitinhonha/Mucuri region, challenging socioeconomic conditions and low demographic density affect access to health care services. The municipality of Diamantina is the healthcare hub for the health region of Diamantina and the wider health region of Jequitinhonha. Despite being a hub, it has some specific problems: primary care with only ten Family Health Care teams (FHC), four Community Health Agent Programs (CHAP) and Basic Health Units (BHU) and only two hospitals. The only health center that provides accident and emergency care is the Santa Isabel Emergency Room (ER), linked to the Santa Casa de Caridade de Diamantina (SCCD) (Diamantina Santa Casa Charity), a referral center for accident and emergency care in the Jequitinhonha wider health care region, which comprises 23 municipalities. Additionally, rural areas in some regions do not possess BHU, FHC or CHAP; or have only weekly or fortnightly health care. In such cases, the Emergency Room is the only health care unit that operates for 24 hours, treating more serious cases in the municipality and the region. The aim of this study is to analyze the reasons why health care treatment is sought in the Santa Isabel Emergency Room in Diamantina/MG, between January and October 2013, in the form of a descriptive Case Study, using secondary data collected from the ALERT ADW software program during the first ten months of the implementation. Sociodemographic; Flowchart (from the users medical complaint), Diagnostic and Classification of Risk data was analyzed. The data was organized in graphs and tables, together with frequency distribution. The results show that there was higher demand in june (11.36%), july (11.33%) and february (10.58%). The ER was used by adults, the elderly and adolescents, who represented 59.87%, 18.01%, and 12.18% of users respectively, and the majority of users were female (52.81%) and from the national public health system (83.99%). The majority of users were released from hospital (53.62%). Many diagnoses were found in the chapters of ICD10: XIX - Injury, poisoning and certain other consequences of external causes (17.19%); X - Respiratory diseases (9.8%); XVIII - Symptoms, signs and abnormal clinical and laboratory findings, not elsewhere classified (9.7%). In the ER category patients classified as flowchart colors red, orange or yellow, the complaints of feeling unwell among adults (6.20%), abdominal pain among adults (5.25%), headache (3.77%) and chest pain (3.65%) stood out. In the category patients classified as green and blue that can be treated in the ER the flowcharts feeling unwell among adults (5.01%), throat pain (2.07%), wounds (2%) and discomfort in the extremities (1.73%) were worthy of note. Therefore, the Diamantina ER meets the urgent demand for emergency care, but also the needs of users that could be met elsewhere in the health network, burdening the system and causing overcrowding of the service, a characteristic of Emergency Rooms in a number of regions and municipalities.
Subject: Triagem/classificação
Acesso aos Serviços de Saúde
Serviços Médicos de Emergência/classificação
Humanos
Feminino
Fatores Socioeconômicos
Enfermagem
Masculino
Atenção Primária à Saúde
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ANDO-9L5F9R
Issue Date: 14-Apr-2014
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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