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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Empoderamento na educação em grupo de diabetes na atenção primária à saúde
Authors: Danielle Vasconcellos de Paula
First Advisor: Heloisa de Carvalho Torres
First Co-advisor: Ilka Afonso Reis
First Referee: Janice Sepúlveda Reis
Second Referee: Andre Luiz Freitas Dias
Abstract: A característica crônica do Diabetes exige que a educação em grupo direcionada aos usuários com diabetes, considerem a complexidade do adoecer e viver com a doença e busquem atender às suas reais necessidades, o que envolve a identificação e o reconhecimento da importância dos fatores sociodemográficos (idade, sexo, grau de escolaridade) ou clínico (taxas de glicohemoglobina) que podem influenciar na educação e no processo de empoderamento. A partir da identificação desses fatores será possível conhecer melhor os usuários que estarão envolvidos na educação em grupo e então planejar as atividades e seu desenvolvimento de forma contextualizada. A abordagem do empoderamento em diabetes é baseada nos princípios de Paulo Freire, para quem a aprendizagem ocorre por meio da problematização do cotidiano e considera a educação com uma ação transformadora e libertadora. Na educação em grupo para o autocuidado em diabetes o empoderamento é definido como um processo por meio do qual os profissionais de saúde auxiliam o usuário na descoberta e no desenvolvimento de sua capacidade para se responsabilizar pelo autocuidado com o diabetes, além de colaborar na construção de conhecimentos necessários para tomada decisões informadas diárias também relacionadas ao autocuidado. Essa abordagem tem se mostrado efetiva em colaborar com usuários com diabetes para que se responsabilizem pelos cuidados de sua saúde, em parceria com os profissionais. Este estudo teve por objetivo determinar os efeitos da educação em grupo no nível de empoderamento em diabetes e a associação do empoderamento com glicohemoglobina e variáveis sociodemográficas, além de descrever a educação em grupo como prática educativa para o empoderamento em diabetes. Trata-se de estudo do tipo cluster aleatorizado realizado em oito Unidades Básicas de Saúde de Belo Horizonte, Minas Gerais. Participaram do estudo 77 usuários com Diabetes no Grupo Intervenção e 113 no Grupo Controle. No Grupo Intervenção, a educação em grupo incluiu quatro encontros, contou com a participação em média de 10 usuários em cada, com duração de aproximadamente 90 minutos. Os conteúdos discutidos em cada grupo foram abordados por meio de jogos, dinâmicas lúdicas e interativas e fundamentados na abordagem do empoderamento. Aos usuários do Grupo Controle foi entregue a cartilha educativa sobre diabetes: Conhecendo o Diabetes Mellitus; porém, a cartilha não foi discutida. Para a coleta de dados foram utilizados dois instrumentos sobre diabetes, a Escala de Empoderamento do Diabetes, com 28 questões e o Autogerenciamento dos Cuidados em Diabetes com oito questões, além de um roteiro semiestruturado com informações sobre os dados sociodemográficos. As análises estatísticas dos dados foram realizadas no ambiente de programação estatística R. A comparação entre os grupos foi feita pelo teste t-Student ou pelos testes de Wilcoxon e Mann-Whitney. Para a comparação de três grupos, foi utilizado o teste kruskal-wallis. Para variáveis qualitativas, foram utilizados os testes de qui-quadrado de Pearson ou teste exato de Fisher. Para todas as análises, foi considerado um nível de significância de 5%. Considerando as características sociodemográficas e clínicas em ambos os grupos intervenção e controle, verificou-se que a maioria dos usuários era do sexo feminino, sendo 72,7% e 66,7%, respectivamente, vivia com companheiro, tempo de duração da doença acima de dez anos ou mais, era idoso e inativo em relação à ocupação. Os usuários do Grupo Intervenção participaram de quatro encontros de educação em grupo baseados na abordagem do empoderamento. Observou-se na educação em grupo que os usuários foram compartilharam as experiências da tentativa de colocar em prática as metas definidas para o autocuidado, discutiram as barreiras e as alternativas de superação das mesmas. Os usuários do Grupo Intervenção apresentaram melhores escores de empoderamento e autocuidado em comparação aos do Grupo Controle. Dentro do Grupo Intervenção os usuários de sexo Feminino, os inativos e os alfabetizados estão mais empoderados, com p<0,05. Reconhecendo os benefícios da abordagem empoderamento, é essencial considerar os fatores que interferem nesse processo e, então, elaborar intervenções efetivas que colaborem para o empoderamento de usuários com diabetes para que sejam capazes de participar ativamente da gestão de sua saúde.
Abstract: Chronic Diabetes feature requires that group education targeted users with diabetes, consider the complexity of the illness and living with the disease and seek to meet their real needs, which involves the identification and recognition of the importance of sociodemographic factors (age, sex, level of education) or clinical (exchange glycohemoglobin) that can influence the education and empowerment process. From the identification of these factors will be possible to better understand the users that will be involved in the education group and then plan activities and its development in context. The empowerment approach in diabetes is based on the principles of Paulo Freire, for whom learning occurs through questioning of everyday life and considers education with a transformative and liberating action. In group education for diabetes self-care empowerment is defined as a process by which health professionals assist the user in the discovery and development of their ability to take responsibility for self-care with diabetes as well as collaborate in building knowledge necessary for making informed daily also related to self-care decisions. This approach has proven effective in supporting users with diabetes to take responsibility for the care of their health, in partnership with professionals. This study aimed to determine the effects of group education on the level of empowerment in diabetes association and empowerment with glycohemoglobin and sociodemographic variables, and describe the group education as an educational practice for empowerment in diabetes. This is kind of the cluster randomized study conducted in eight Basic Health Units in Belo Horizonte, Minas Gerais. Participated in the study 77 users with the Diabetes Intervention group and 113 in the control group. In the Intervention Group, group education included four meetings , with the participation of 10 users on average each lasting approximately 90 minutes . The contents discussed in each group were approached through games, play and interactive and dynamic approach based on empowerment . Users in the control group was given the educational booklet about diabetes: Knowing Diabetes Mellitus, but the playbook has not been discussed. To collect data on diabetes two instruments were used, Diabetes Empowerment Scale with 28 questions and Self-Management of Diabetes Care with eight issues, including a semi-structured script with information about sociodemographic data. Whereas the sociodemographic and clinical characteristics in both intervention and control groups, it was found that most users were female, and 72.7 % and 66.7 %, respectively, lived with a partner, duration of disease above ten years or more, was elderly and inactive in relation to occupation. Users of the intervention group participated in four meetings in the education group based in empowerment approach. Observed in group education users were shared the experiences of attempting to put into practice the goals set for self-care, discussed the barriers and alternatives to overcome them. Users of the intervention group showed higher scores of empowerment and self-care compared to the control group. Within the Intervention Group users Female sex, inactive and literate are more empowered, with p<0.05. Recognizing the benefits of empowerment approach, it is essential to consider the factors that affect this process and then develop effective interventions to cooperate to empower users with diabetes to enable them to actively participate in managing their health.
Subject: Poder (Psicologia)
Idoso
Humanos
Feminino
Fatores Socioeconômicos
Enfermagem
Masculino
Diabetes Mellitus Tipo 2/prevenção & controle
Educação em Saúde
Atenção Primária à Saúde
Autocuidado
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ANDO-9M3KPA
Issue Date: 19-Mar-2014
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