Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ANDO-9WGNPB
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Associação entre o tempo de contato na prática educativa e seu impacto no conhecimento, atitude e autocuidado em diabetes mellitus 
Authors: Mariana Almeida Maia
First Advisor: Heloisa de Carvalho Torres
First Referee: Ilka Afonso Reis
Second Referee: Janice Sepúlveda Reis
Abstract: Trata-se um estudo longitudinal de base quantitativa, que objetivou verificar a associação entre o tempo de contato na pratica educativa e os níveis de conhecimento, atitude psicológica e autocuidado em Diabetes Mellitus. O estudo contou com a participação de 151 usuários com diabetes vinculados às Estratégias de Saúde da Família de Belo Horizonte, durante os anos de 2012 e 2013. O processo educativo contou com quatro ciclos com duração de um mês e intervalo de três meses entre cada ciclo. Os temas abordados foram sobre a fisiopatologia da doença, alimentação saudável, atividade física, elaboração de metas para a realização das práticas de autocuidado e enfrentamento das barreiras de cuidado da doença. Os temas foram desenvolvidos por meio de dinâmicas lúdicas e interativas, que contaram com a participação de profissionais de saúde das unidades básicas. O processo educativo teve a abordagem de três estratégias: educação em grupo, visita domiciliar e intervenção telefônica. Foram aplicados os instrumentos: Questionário do Conhecimento em Diabetes (DKN-A), Questionário de Atitude Psicológica (ATT-19) e Questionário do Autogerenciamento do Cuidado em Diabetes (ESM) no tempo inicial (T0) e no tempo final (TF). Utilizou-se o teste estatístico t-Student pareado para comparar as médias dos escores os tempos T0 e TF e o teste t-Student para amostras independentes para comparar as diferenças médias dos escores nos diversos intervalos de tempo de contato. O nível de significância adotado foi o de 0,05%. Destaca-se que 116 (76.8%) participantes eram do sexo feminino, com idade variando entre 39 e 83 anos (média de 64,1 anos e DP=9,80). A maioria vivia com o companheiro (52,3%), apresentava tempo de evolução da doença inferior a 10 anos (56,3%) e 77,5% dos usuários se declarou inativo em relação a ocupação. Após o processo educativo, foi possível detectar diferença estatisticamente significante nos níveis médios de conhecimento sobre a doença, atitude psicológica e autogerenciamento do cuidado em Diabetes se comparados aos níveis médios iniciais. Para o nível de conhecimento sobre a doença, houve um aumento estatisticamente significativo no escore médio do DKN-A (Diferença média: 1.47). Com relação à atitude psicológica, houve uma diminuição estatisticamente significativa no escore médio do ATT-19 (Diferença média: -14.77). Tanto para o conhecimento quanto para a atitude psicológica, não foi possível identificar um valor para o tempo de contato a partir do qual pudessem ser observadas mudanças nos níveis médios dos escores. Já para os escores de autocuidado, a diferença no nível médio dos usuários que participaram da prática educativa por 8 horas ou mais foi estatisticamente maior do que a diferença no nível médio daqueles que participaram por menos de 8 horas (0.67 ± 1.55 contra 0.19 ± 1.30, respectivamente; valor-p < 0.05). Desse modo, para a efetividade do desenvolvimento das variáveis para o controle da doença, é necessário considerar o tempo de contato como fator relevante para o desenvolvimento do processo educativo.
Abstract: This is a longitudinal study of quantitative basis, and aimed to investigate the association between contact time in the educational practices and knowledge levels, psychological attitude and self-care in diabetes Mellitus. The study had the participation of 151 users with diabetes linked to Health Strategies of Belo Horizonte Family, during the years 2012 and 2013. The educational process had four cycles lasting one month and three-month interval between each cycle. The topics were on the pathophysiology of the disease, healthy eating, physical activity, development of goals for the performance of self-care practices and coping of care barriers of the disease. The themes were developed through play and interactive dynamics, which included the participation of health professionals from the basic units. The educational process had three strategies approach: group education, home visits and telephone intervention. The instruments were applied: Knowledge Questionnaire in Diabetes (DKN-A), Psychological Attitude Questionnaire (ATT-19) and Questionnaire Care in Diabetes Self-Management (ESM) at baseline (T0) and end time (FT). We used the Student's t-test paired to compare the mean scores and the T0 TF times and the Student t test for independent samples to compare the mean differences of scores in the different contact time intervals. The significance level was 0.05%. It is noteworthy that 116 (76.8%) participants were female, aged between 39 and 83 years (mean 64.1 years, SD = 9.80). The majority lived with a partner (52.3%) had progression of the disease less than 10 years (56.3%) and 77.5% of users declared inactive for occupation. After the educational process, it was possible to detect statistically significant differences in mean levels of knowledge about the disease, psychological attitude and self-management of care in diabetes compared to baseline average. To the level of knowledge about the disease, there was a statistically significant increase in mean score of the DKN-A (mean difference: 1:47). Regarding the psychological attitude, there was a statistically significant decrease in the mean score of the ATT-19 (mean difference: -14.77). Both the knowledge as to the psychological attitude, it was not possible to identify a value for the contact time from which could be observed changes in average levels of scores. As for the self-care scores, the difference in the average level of the users who participated in the educational intervention for 8 hours or more was statistically greater than the difference in the average level of those who participated for less than 8 hours (0.67 ± 1:55 ± 1:30 against 0:19 respectively; p-value <0.05). Thus, for the effectiveness of development of variables to control the disease, it is necessary to consider the contact time as a relevant factor for the development of the educational process.
Subject: Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Enfermagem
Educação em Saúde
Questionários
Autocuidado
Diabetes Mellitus/psicologia
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ANDO-9WGNPB
Issue Date: 20-Mar-2015
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_mariana_almeida_maia.pdf3.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.