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Type: Tese de Doutorado
Title: O cotidiano de um serviço de urgência e emergência nos discursos de usuários e trabalhadores
Authors: Daniela Soares Santos
First Advisor: Marilia Alves
First Referee: Claudia Maria de Mattos Penna
Second Referee: Fernando Coutinho Garcia
Third Referee: Alexandre de Padua Carrieri
metadata.dc.contributor.referee4: Maria Odete Pereira
Abstract: Este estudo tem como objetivo analisar os discursos de usuários e de profissionais sobre o cotidiano de atendimento de um serviço de urgência e emergência de um hospital público de Belo Horizonte. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, utilizando o referencial pós-estruturalista que, em geral, questiona a realidade, quemsão os indivíduos e como se relacionam em sociedade. Os dados foram coletados por meio de observação do cotidiano de atendimento da unidade e entrevistas semiestruturadas com usuários e profissionais de saúde, administrativos e de apoio da unidade de urgência e emergência que recebem e atendem os usuários doserviço. Os dados obtidos nas entrevistas foram analisados por meio de Análise de Discurso. Os resultados apontam que os usuários, em sua maioria, apesar de criticarem as condições de acesso e atendimento, tendem a não incorporar uma crítica maior ao serviço, tendo em vista que, em sua visão sobre a realidade da prestação de serviços públicos de saúde, este Pronto Atendimento ainda é melhor que os outros porque conseguem ter acesso, consulta médica em diferentesespecialidades e exames complementares. O serviço ainda é visto como melhor, quando comparado a experiências de atendimento em outros serviços de atenção à saúde. É pouco, mas é o que conseguem e, em alguns casos, sentem-se mal por criticar o serviço que lhes acolheu. Em relação aos profissionais, é consenso em seus discursos a elevada demanda que chega ao Pronto Atendimento e a frequentesuperlotação do serviço. Além disso, salientam a necessidade de agilidade e capacitação profissional da equipe para o atendimento a casos de urgência e emergência, no entanto, este discurso fragiliza-se à medida que relatam deficiências vivenciadas no cotidiano do serviço. Neste estudo, o cotidiano é entendido como aquilo que nos é dado a cada dia, o espaço de produção e reprodução das práticas sociais, lugar da existência, das questões da vida rotineira. As práticas cotidianas representam maneiras de fazer, organizadas socialmente em um determinado tempo e espaço. Assim, acredita-se que compreender o discurso de usuários e trabalhadores em relação às demandas e necessidades de saúde e as respostas às demandas no cotidiano do serviço pode contribuir para reorganização da micropolítica institucional, criação de medidas voltadas para o aperfeiçoamento do trabalho, otimização do atendimento, diminuição de erros, entre outros. Oreconhecimento dessa dimensão pode refletir a satisfação de usuários com o serviço e dos profissionais com o trabalho e qualidade da atenção disponibilizada.
Abstract: This study set out to examine the discourses of users and professionals on the everyday life services provided by urgent and emergency care units of a public hospital in Belo Horizonte, State of Minas Gerais, Brazil. It is a qualitative study, using the post-structuralism framework that tends to question reality, who individuals are and how they relate to society. The data was gathered by observing the everydayservices of the units and by conducting semi-structured interviews with users and healthcare professionals, administrative and support staff of the urgent and emergency care units who assist and provide services to the users. The data produced by the interviews was studied through the Discourse Analysis. The results show that although most users criticize access and service conditions, they do not criticize those services more because, due to their view on the reality of the public health system, that Emergency Care Unit is better than the others because they can get access to it, schedule medical appointments in several specialties and also undergo complementary tests. The service is also viewed as better when compared to situations they have experienced in other healthcare units. It is not much, but it is what they can get access to and they feel guilty for criticizing the same service unit that received them. Concerning healthcare professionals, there is a consensus of opinion on the existing high demand entering the Emergency Care Units and frequent overcrowding. Additionally, they stress the need for agility and professional training to provide services in urgent and emergency cases. Nevertheless, those discourses are undermined as they report actual scarcities witnessed every day in these units. In this study, everyday life means "what is given to us every day", where we produce and reproduce social customs, a place of existence, the issues of routine life andeveryday practices represent socially organized ways of living in a given time and space. Thus, it is believed that understanding the views of users and professionals regarding healthcare demands and their needs, and meeting the daily demands of the service can contribute to reorganize the institutional micropolitics, create measures toimprove the work, optimize services and reduce errors, among others. Recognizing this dimension can show user satisfaction with the units and staff satisfaction with the work and quality they offer.
Subject: Serviços Médicos de Emergência
Acesso aos Serviços de Saúde
Enfermagem
Pesquisa Qualitativa
Pessoal de Saúde
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ANDO-A76N6Z
Issue Date: 25-Nov-2015
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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