Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ANDO-AEHLPX
Type: Tese de Doutorado
Title: Juventudes, trabalho e escola: interfaces com a saúde
Authors: Elen Soraia de Menezes Cabral
First Advisor: Roseni Rosangela de Sena
First Referee: Juarez Tarcisio Dayrell
Second Referee: Kenia Lara da Silva
Third Referee: Bruna Figueiredo Manzo
metadata.dc.contributor.referee4: Geraldo Magela Pereira Leao
Abstract: Para muitos jovens de classes populares, o imbricamento de trabalho e estudo é um determinante de sua condição juvenil. Pouco se sabe sobre quem é esse sujeito fora do trabalho e da escola e mais raros são os estudos que demonstram as estratégias que eles constroem para conciliar trabalho e estudo com as demais dimensões de sua vida em seu cotidiano. Objetivou-se analisar o cotidiano de jovens que trabalham e estudam, identificando como eles conciliam trabalho e estudo com as demais dimensões da condição juvenil. Especificamente, objetivou-se: a) descrever no cotidiano dos jovens como eles elaboram a experiência de conciliar trabalho, escola e as demais esferas da vida; b) identificar fatores relacionados à sobreposição de trabalho e estudo que facilitam ou dificultam a vivência cotidiana das demais dimensões da vida do jovem; c) descrever quais estratégias eles constroem em seu cotidiano para essa conciliação. Trata-se de estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa, com o uso do referencial teórico filosófico da dialética. O cenário foi uma escola pública estadual situada em Divinópolis-MG. Participaram alunos do período noturno dessa escola que trabalhavam. Na primeira fase do trabalho de campo, buscou-se traçar o perfil desses alunos a partir de um questionário. Na segunda, realizaram-se oficinas, selecionando-se cinco jovens que foram observados em seu cotidiano e construíram um diário, possibilitando descrever como eles elaboram suas vivências cotidianas. A análise mostrou uma rotina árdua permeada por contradições e necessidades. Revelaram-se estratégias para subverter o pernicioso jogo de poder hegemônico, desfavorável aos jovens, e minimizar as perdas, a partir de formas de se relacionar e viver compatíveis com seu contexto, que recriam o cotidiano. Evidenciaram-se: organização do tempo entre dias úteis e disponíveis; criatividade para minimizar o tédio e tornar o cotidiano mais leve. Reconhecem-se os valores da escola: formativo e instrumental, privilegiando o último. O trabalho dos jovens é contraditoriamente formador e deformador. Entre tais extremos constroem-se identidades juvenis marcadas por desigualdades e pela luta diária para vencê-las. Os participantes fazem escolhas difíceis, arcando com perdas inevitáveis, as quais podem colaborar para a manutenção do ciclo de pobreza. Descreveram-se diferentes estratégias para conciliar a tríade juventude-trabalho-estudo. Os arranjos para os planos de futuro tendem a ser mais criativos que realistas, esperando por mudanças em suas realidades marcadas por uma invisibilidade dicotômica e ambiguidades múltiplas. As maiores dificuldades desses jovens para vivenciarem alguns aspectos da condição juvenil fundamentam-se em cansaço, exiguidade temporal e pobreza. O cotidiano dos jovens é repleto de ações que influenciam a qualidade de vida, evidenciam-se fatores de fortalecimento e desgaste da saúde. Há uma relação de reciprocidade na determinação das três condições em estudo, originando uma categoria específica: jovem, trabalhador e estudante. Sugere-se que suas especificidades sejam levadas em conta pelos setores sociais que pretendam desenvolver trabalhos, envolvendo-os de maneira ativa e coparticipativa. Urge promover acesso aos bens materiais, simbólicos e até afetivos, mas, para tanto, é preciso que os jovens tenham seus direitos e necessidades legítimas assegurados na prática.
Abstract: For many young people from the popular classes of work and overlapping study is a determinant of their youthful condition. Little is known about who is this guy out of work and school and more rare are the studies that show the strategies that they build to combine work and study with the other dimensions of his life in their daily lives. This study aimed to analyze the daily lives of young people who work and study, identifying how they reconcile work and study with the other dimensions of the youth condition. Specifically, it was intended: a) to describe the daily life of young people as they prepare to experience balance work, school and other spheres of life; b) identify factors related to the overlapping of work and study that facilitate or hinder the daily life of the other dimensions of the life of the young; c) describe what strategies they build in their daily lives to such reconciliation. It is exploratory, descriptive qualitative approach using the theoretical frameworks of dialectics. The scene was a state public school located in Divinópolis-MG. Pupils of the night period that school working. In the first phase of field work, he tried to trace the profile of these students from questionnaires. In the second, there were workshops, selecting five youths who were observed and built a diary, allowing describe how they prepare their daily experiences. The analysis showed an arduous routine permeated by contradictions, values and desires. Proved strategies to subvert the pernicious game hegemon, unfavorable to young people, and minimize losses from ways to relate and live consistent with its context. They showed up: organization of time between useful and available days; creativity to minimize boredom and lighten the daily. Recognize the values of the school: training and instrumental, favoring the latter. The youth work tends to be now forming, sometimes deforming. Between these extremes are built youth identities marked by inequalities and the daily struggle to overcome them. Participants make difficult choices, bearing inevitable losses, which can contribute to maintaining the cycle of poverty in which they live. They described different strategies to reconcile the youth-work-study triad. Arrangements for future plans tend to be more creative than realistic, waiting for changes in their realities marked by a dichotomous invisibility and multiple ambiguities. Many difficulties faced by these young people to experience some aspects of their juvenile condition are based on fatigue, time scarcity and poverty. Although exhausting, the concurrence in question also strengthens participants because it enables them to experience important aspects related to youth cultures. There is a reciprocal relationship in determining the three conditions studied, giving a specific category: young, worker and student. It is suggested that their specificities are taken into account by the social sectors wishing to develop work involving them actively and coparticipativa way. It is urgent to promote access to material, symbolic and even emotional goods, but to do so it is necessary to make policy and develop action "with" and not only "for" youth.
Subject: Trabalho
Ensino Fundamental e Mèdio
Enfermagem
Pesquisa Qualitativa
Trabalho de Menores
Questionários
Saúde Pública
Adolescente
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ANDO-AEHLPX
Issue Date: 26-Aug-2016
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
elen_soraia_de_menezes_cabral.pdf2.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.