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Type: Dissertação de Mestrado
Title: A tomada de decisão de gestores da atenção secundária à saúde
Authors: Simone Graziele Silva Cunha
First Advisor: Maria Jose Menezes Brito
First Referee: Marilia Alves
Second Referee: Ricardo Bezerra Cavalcante
Third Referee: Claudia Maria de Mattos Penna
metadata.dc.contributor.referee4: Isabela Silva Cancio Velloso
Abstract: O cotidiano do trabalho gerencial é caracterizado por decisões tomadas em diferentes contextos institucionais e influenciam o trabalho dos profissionais de diferentes categorias. O trabalho dos gestores possuem variáveis externas, tais como as leis e as normas, que em algumas situações não se encontram em consonância com as necessidades dos usuários, descontinuidade do serviço, fragmentação da rede, insuficiência e/ou inadequação dos recursos e superlotação. Também são evidenciadas variáveis internas, dentre as quais podem ser mencionadas o aumento da rotatividade de profissionais, o perfil inadequado do corpo gerencial e do corpo profissional e a deficiência de comunicação e informação. Mediante o exposto indaga-se: Como os gestores de uma Unidade de Atendimento Imediato (UAI) vivenciam as tomadas de decisão no cotidiano de trabalho? Esse estudo objetivou: Compreender a vivência da tomada de decisão de gestores no contexto de Unidades de Atendimento Imediato. Trata-se de estudo de caso único, de natureza qualitativa, desenvolvido nas UAI, localizadas no município de Betim, Minas Gerais. Os participantes foram os gerentes e coordenadores das UAI e os secretários de saúde. Os dados foram coletados por meio de entrevista com roteiro semiestruturado, em complementaridade a entrevista usou-se a técnica do Gibi e observação. Realizou-se Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011). O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Minas Gerais (COEP/UFMG) (Parecer n° 1.174.603), conforme a Resolução 466 de 2012 do Conselho Nacional de Saúde. Os entrevistados preencheram e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Com a análise dos dados elaborou-se o perfil gerencial e foram construídas três categorias temáticas, sendo elas: Atividades realizadas no cotidiano de trabalho dos gestores nas UAI, Processo e elementos da tomada de decisão dos gestores nas UAI, Facilidades e entraves na tomada de decisão de gestores das UAI. Essa pesquisa permitiu identificar que o cotidiano de trabalho dos gestores é permeado por fatores que interferem diretamente nas rotinas diárias do trabalho. Os gerentes, coordenadores de enfermagem e os coordenadores médicos são os atores centrais da tomada de decisão nas UAI. Além disso, foi possível identificar que os gestores desenvolvem estratégias e ações para tomar decisões por meio de alguns passos como: verificar o problema, ouvir os envolvidos, avaliar os argumentos, analisar os fatos por meio da identificação dos dados e das informações, documentar propostas e discuti-las, eleger prioridades, medir os reflexos das decisões e, finalmente, implementar a ação que melhor irá solucionar o problema. O conhecimento dos profissionais, o bom relacionamento com a equipe de trabalho e a comunicação ativa são fatores que contribuem para a tomada de decisão, além disso, o conhecimento da equipe das normas e regras da instituição é essencial. Já como fatores dificultadores foram destacados a falta e a ineficiência do sistema de informação, escassez de recursos físicos, problemas na gestão financeira do município, influências políticas e principalmente deficiências na gestão de pessoas. Conclui-se que os gestores possuem um objetivo em comum na tomada de decisão. Tais objetivos consistem em melhorar, simplificar e organizar processos que resultem em melhorias no trabalho e, principalmente, a busca pela satisfação do usuário.
Abstract: The daily management work is characterized by decisions taken in different institutional settings and influence the work of professionals of different categories. The managers work have external variables, such as laws and regulations, which in some situations are not in line with the users needs, service interruption, network fragmentation, insufficient and / or inadequate resources and overcrowding. Also highlighted are internal variables, among which may be mentioned the staff turnover increase, inadequate profile management team and professional body and the deficiency of communication and information. By the exposed it inquires: How do Immediate Care Units (IAU) managers experience decision-making in daily work? This study aimed to: Understand the experience of managers in decision-making in the Immediate PSCs context. This is a single case study of a qualitative nature, developed in UAI, located in the city of Betim, Minas Gerais. Participants were managers and coordinators of UAI and health secretaries. Data were collected through interviews with semi-structured script, complementing the interview technique it was used the "Gibi" and observation. We conducted content analysis proposed by Bardin (2011). The project was approved by the Ethics Committee on Human Research of the Federal University of Minas Gerais (COEP / UFMG) (Opinion No. 1,174,603), according to Resolution 466 of 2012 of the National Health Council. Respondents filled out and signed the Consent and Informed Term (WIC). Through the data analysis the management profile was produced and three thematic categories were built, which are: "Activities of the daily work of managers in UAI," "process and elements of the management decision-making in UAI," "Facilities and barriers in managers decision making of UAI ". This research has identified that the managers daily work is permeated by factors that directly affect the daily routines of work. Managers, nursing coordinators and medical coordinators are the key players in decision-making in UAI. Moreover, it was possible to identify which managers develop strategies and actions to make decisions through steps such as checking the problem, listen to those involved, evaluate the arguments, analyze the facts by identifying data and information, document proposed and discuss them, choosing priorities, measure the consequences of decisions and ultimately implement the action that will best solve the problem. Knowing the professionals, good relationship with the work team and active communication are factors that contribute to decision making, in addition, knowledge of the staff rules and regulations of the institution is essential. As complicating factors were highlighted lack and inefficiency of the information system, shortage of physical resources, problems in the financial management of the municipality, political influence and shortcomings mainly in people management. It concludes that managers have a common goal in decision making. These objectives are to improve, simplify and organize processes that result in improvements at work and, especially, the pursuit for user satisfaction.
Subject: Estudos de casos
Atenção secundária à saúde
Enfermagem
Gestor de saúde
Qualidade da assistencia à saúde
Políticas públicas de saúde
Gestão em saúde
Tomada de decisões
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ANDO-AF5N8F
Issue Date: 18-May-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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