Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ANDO-AHHHX7
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Nós pesquisadores: uma experimentação educativa no contexto de pesquisasclínicas em saúde
Authors: Marconi Moura Fernandes
First Advisor: Katia Faria de Aguiar
First Referee: Marlucy Alves Paraiso
Abstract: Este trabalho é uma proposta de criação, desenvolvimento e analise de uma experimentação educativa no contexto de ensaio clínico e tomou como referência o debate epistemológico que atravessa o campo da Educação e estudos de revisão sobre práticas educativas utilizadas para favorecer a compreensão em pesquisas clínicas. Tem como objetivo compreender as interferências entre a experimentação Nós pesquisadores, a produção de conhecimento sobre pesquisas e o agenciamento de novos modos de subjetivação com participantes de ensaio clínico. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, desenvolvido com inspiração teórico-metodológica da pesquisa-intervenção e da cartografia, tendo como referencial teórico a filosofia da diferença e esquizoanálise. A experimentação foi realizada com 52 participantes, moradores de área endêmica em ancilostomíase, participantes de um ensaio clínico cujo objetivo era desenvolver uma vacina contra essa doença. A experimentação Nós pesquisadores compreendeu três momentos educativos distintos: (1) O catálogo, a pesquisa e a vida; (2) Dramatizando sensações, afetos e percepções sobre pesquisa; (3) A vacina, suas etapas e procedimentos nodesenvolvimento de tecnologia de cuidado em saúde. Por meio do catálogo e sua potencialidade para afetar e imbricar os participantes e pesquisadores interferiu-se na produção de sentidos sobre pesquisa a partir da própria vida, trabalho e conhecimentos compartilhados. Com isso, foi possível produzir uma experimentação estética que apontasse para modos de transformar e inventar a própria vida. As cenas produzidas com a dramatização demonstraram um processo de montagem e desmontagem feito pelos participantes para compor sentidos a partir de desejos e afetações provenientes da relação com o cotidiano, os sentidos para o trabalho, a própria acepção devida, conhecimento e pesquisa. No contexto da problematização houve a montagem de pensamentos que escaparam à repetição do conhecimento cientifico, por meio de modos ativos que conectam outras forças e conhecimentos para romper e ir além dos efeitos colaterais, procedimentos e etapas de uma vacina teste. A relação pesquisador e participante sinalizou movimentos que se estabeleceram para além da passividade construída em processos educativos em que a figura do pesquisador ocupa lugar de saber e verdade, de modo areproduzir lógicas hegemônicas. Durante o processo educativo foram observadas interferências na produção do conhecimento e na produção de subjetividade rompidas com às lógicas tradicionais e dialógicas, abrindo para a multiplicidade de sentidos, signos e percepções agenciados pelas conexões entre pesquisa e vida cotidiana.
Abstract: This paper is a proposal of creation, development and analysis of an educational experiment in the clinical trial context and made reference to the epistemological debate that crosses the field of education and studies review on educational practices used to promote understanding in clinical research. Aims to understand the interference between the experimentation We researchers, the production of knowledge on research and agency of new modes of subjectivity with clinical trial participants. This is a qualitative study, developed with theoretical andmethodological inspiration from intervention research and mapping, presenting as a reference the theoretical philosophy of difference and schizoanalysis. The trial was conducted with 52 participants, residents of the hookworm endemic area, who was participating in a clinical trial whose aim was to develop a vaccine against the disease. The We researchers experimentation included three different educational stages: (1) The catalog, research and life; (2) Dramatizing sensations, feelings and perceptions about research; (3) The vaccine, its stepsand procedures in developing of health care technology. Through the catalog and its potential to affect and connect the participants and researchers interfered in the production of meanings on research from the life, work and shared knowledge. Thereat, it was possible to produce an aesthetic experimentation which would point to ways to transform and invent the own life. The scenes produced with the dramatization demonstrate an assembly and disassembly process made by the participants to make sense about desires and affectations from therelationship with daily life, knowledge and research.In the context of problematization was mounting thoughts the escaped from repetition of scientific knowledge, through active modes that connect other forces andknowledge to break and go beyond the side effects, procedures, and steps of a test vaccine. The researcher and participant relationship indicated that there were movements that were established beyond passivity built in educational processes in which the figure of the researcher takes place of the knowledge and the truth, to reproduce hegemonic logic. During the educational process were observed interference in knowledge production and the subjectivity production broken with the traditional and dialogical logic, open to the multiplicity of meanings field, signs and perceptions brokered by the connections between research and everyday life.
Subject: Conhecimento
Experimentação Humana
Pesquisa Qualitativa
Enfermagem
Pesquisadores/educação
Filosofia em Enfermagem
Ensaios Clínicos como Assunto
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ANDO-AHHHX7
Issue Date: 29-Sep-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marconi_moura_fernandes.pdf30.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.