Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ANDO-ARSQZR
Type: Tese de Doutorado
Title: Aprendizagem reflexiva de enfermeiras na atenção domiciliar: caminhos para uma práxis criadora
Authors: Angélica Mônica Andrade
First Advisor: Kenia Lara da Silva
First Referee: Maria Jose Menezes Brito
Second Referee: Elysangela Dittz Duarte
Third Referee: Edna Aparecida Barbosa de Castro
metadata.dc.contributor.referee4: Maria Ribeiro Lacerda
Abstract: A realização deste estudo partiu da premissa de que existem distanciamentos entre a formação acadêmica de enfermeiros e os processos necessários para a atuação na atenção domiciliar. Em consequência, a invisibilidade da atenção domiciliar na formação de enfermeiros lança a necessidade de aprendizagem em seu contexto de atuação, gerando implicações em sua práxis. A tese foi construída com sustentação nas categorias teóricas: Aprendizagem reflexiva e Práxis, segundo os referenciais de Donald Schön e Adolfo Sánchez Vázquez, respectivamente. Objetivou-se analisar o processo de aprendizagem e a práxis do enfermeiro na atenção domiciliar. Foi realizado um Estudo de Caso único, de natureza qualitativa, ancorado no referencial teórico-metodológico da dialética. A produção dos dados teve como cenário os serviços de atenção domiciliar do Sistema Único de Saúde dos municípios de Uberlândia e Betim, em Minas Gerais, e aconteceu em dois momentos: observação participante da atuação de treze enfermeiras e realização de entrevistas. Os dados foram submetidos à Análise de Discurso Crítica, na perspectiva de Fairclough, possibilitando a discussão de três categorias empíricas: Prática da enfermeira no domicílio: fazeres e saberes mobilizados pela reflexividade; Aprendizagem reflexiva: situações, fontes e mediadores; e Práxis no trabalho da enfermeira no domicílio. Os resultados indicaram a presença de fazeres e saberes mobilizados pela prática reflexiva da enfermeira no domicílio em um movimento contínuo e cíclico de aprendizagem evidenciado pelas práticas discursivas. A práxis no trabalho da enfermeira no domicílio acontece em uma relação dialética de interdependência entre teoria e prática, sendo construída por meio de adaptações e (re)invenções, em que a aprendizagem foi evidenciada em situações que despertam a reflexividade pela prática, experiência e experimentação. Os discursos sinalizam um caminho para a práxis criadora da enfermeira no domicílio, uma vez que o trabalho é marcado pela irrepetibilidade e imprevisibilidade. Dessa forma, existem forças que modificam o plano traçado exigindo a presença constantemente ativa da consciência e a capacidade de criação. Em outros momentos, evidenciou-se a reiteração da práxis, ainda que a autoconsciência fosse manifestada e acionada diante da necessidade de soluções para os problemas enfrentados na atenção domiciliar. Conclui-se que a prática de enfermeiras em atenção domiciliar se estabelece na combinação de uma práxis reiterativa, espontânea, reflexiva e criadora, pela ação e reflexão que advêm dos saberes acumulados durante a formação acadêmica ressignificados diante da realidade vivida no cotidiano do domicílio em um processo de aprendizagem reflexiva.
Abstract: The execution of this study started from the premise that there are estrangements between the academic training of nurses and the processes required for working in home care. As a consequence, the invisibility of home care in the training of nurses highlights the need for learning in its work context, thereby generating implications in its praxis. The thesis was built on the basis of the theoretical categories:Reflective learning and Praxis, according to the frameworks of Donald Schön and Adolfo Sánchez Vázquez, respectively. This study was intended to analyze the learning process and the praxis of the nursein home care. We performed a unique Case Study, with a qualitative nature, which was anchored in the theoretical-methodological framework of dialectics. The production of datatook place in home care services of the Unified Health System in the cities of Uberlândia and Betim, in Minas Gerais, and happened in two moments: participant observation of the work of thirteen nurses and accomplishment of interviews. The data were submitted to Critical Discourse Analysis, under the Faircloughs perspective, which enabled the discussion of three empirical categories: Practice of the nurse at home: actions and knowledge mobilized by reflexivity; Reflective learning: situations, sources and mediators; and Praxis in the work of the nurse at home. The results signalized the presence of actions and skills mobilized by the reflective practice of the nurse at home in a continuous and cyclical movement of learning evidenced by the discursive practices. The praxis in the work of the nurse at home is revealed in a dialectical relationship of interdependence between theory and practice,which is builtby means ofadaptations and (re) inventions, where learning was evidenced in situations that arouse reflexivity, through practice, experience and experimentation. The discourses point out ways of reaching a path to the creative praxis of the nurse at home, since work is marked by unrepeatability and unpredictability. Accordingly, there are forces that modify the established plan, thereby requiring the constant and active presence of consciousness and the capacity for creation. At other moments, the reiteration of praxis was evidenced, although self-consciousness was manifested and triggered by the need for solutions to the problems faced in home care. We can conclude that the practice of nurses in home care is established in the combination of a reiterative, spontaneous, reflective and creative praxis,throughthe action and reflection arising from the knowledge gathered throughout the academic training, which is redefined in the face of the reality experienced in the daily life at home in a process of reflective learning.
Subject: Sistema Único de Saúde
Enfermagem Domiciliar/educação
Educação em Enfermagem/tendências
Enfermagem
Pesquisa Qualitativa
Aprendizagem
Papel do Profissional de Enfermagem
Serviços de Assistência Domiciliar
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ANDO-ARSQZR
Issue Date: 28-Aug-2017
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ang_lica_monica_andrade.pdf2.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.