Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/ARBZ-6XXJRP
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A produtividade da capacidade de imaginação em Kant: as relações entre a Crítica da faculdade de juízo estética e a Analítica transcendental
Autor(es): Lincoln Thadeu Gouvea de Frias
primer Tutor: Rodrigo Antonio de Paiva Duarte
primer miembro del tribunal : Patricia Maria Kauark Leite
Segundo miembro del tribunal: Guido Antônio de Almeida
Resumen: O objetivo do presente trabalho é determinar com exatidão o que é a produtividade da capacidade de imaginação - mostrando qual é a sua função nos juízos determinantes e nos juízos estéticos e investigando se ela pode ser caracterizada do mesmo modo em ambos. Para tanto, explicitar-se-á o que é a "harmonia das faculdades" a fim de apontar quais são as diferenças na relação entre capacidade de imaginação e entendimento na realização de juízos determinantes por um lado, e de juízos reflexivos por outro - enfatizando o que seja a liberdade e a submissão da capacidade de imaginação diante das regras do entendimento. Isso implica esclarecer satisfatoriamente a função de exibição (Darstellung) do objeto do conceito na intuição, expondo as distinções e relações entre seus modos simbólico e esquemático, indicando em que medida ela é um processo realizado pela capacidade de imaginação, pela capacidade de juízo e pelo entendimento. Por fim, mostraremos que as idéias estéticas, enquanto representações da capacidade de imaginação, podem contribuir para o conhecimento empírico através de seu excesso intuitivo que sugere novas regras de apreciação da experiência - indicando como a capacidade de imaginação produtiva se torna criativa.
Asunto: Filosofia
Filosofia alemã Séc XVIII
Filosofia moderna Séc XVIII
Estetica (Filosofia)
Kant, Immanuel, 1724-1804
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ARBZ-6XXJRP
Fecha del documento: 31-ago-2006
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_lincoln.pdf860.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.