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Type: Tese de Doutorado
Title: Tripartição e unidade da psykhé no Timeu e nas Leis de Platão
Authors: Maria Dulce Reis
First Advisor: Marcelo Pimenta Marques
First Referee: Miriam Campolina Diniz Peixoto
Second Referee: Jacyntho Jose Lins Brandao
Third Referee: Marcelo Perine
metadata.dc.contributor.referee4: Fernando Muniz
Abstract: A presente tese defende a presença da teoria platônica da tripartição da psykhé (postulada em República IV) no Timeu e nas Leis, como base da teoria ético-política nesses três Dálogos, pois os três gêneros da alma são reconhecidos como princípios de ação, sua formação correta como geradora da virtude na alma e na cidade, sua má educação como causa do estado interno de justiça e fonte potencial do mal moral. O trabalho aborda a relação dos três gêneros da alma entre si, da psykhé humana com a psyché cósmica, com o corpo humano, com o agir ético-político. Quanto ao Timeu, defende a psykhé cósmica como uma terceira espécie de ousía, uma distinção entre logistikón e o princípio imortal da alma humana, a presença de uma unidade triádica do composto corpo-alma, seu desequilíbrio como fonte das doenças da alma e sua educação como terapia. Quanto às Leis, defende as seguintes posições:a tripartição da alma como subjacente à proposição das três causas de nossas faltas, à redefinição de injustiça da alma, à classificação e tratamento dos crimes, aos preâmbulos e penalidades das leis, à compreensão do caráter e modo de agir do homem mau; uma reconsideração e mudança na afirmação do paradigma socrático do mal inconsentido, devido ao reconhecimento do mal consentido; a virtude, o vício, o querer (boúlesis) e a liberdade como estados internos de uma psykhé triádica. Identifica a fonte do mal moral nas relações (educação e interação) dos homens entre si; e relações de mediação triádicas como constitutivas da realidade na filosofia de Platão.
Abstract: La thèse soutient que la théorie platonicienne de la tripartition de la psykhé, postulée em République IV, est maintenue dans le Timée et dans les Lois, étant la base de la théorie éthique et politique de ces dialogues. Les trois genres de l´âme doivent être reconnus comme de principies d´action et, d´une façon générale, la formaton droite de ces genres doit être comprise comme étant la source de la vertu dans l´âme et dans la cité. Par contre, as mauvaise éducation est la cause de l´etat interne d´injustice et source potentielle du mal moral. Finalement, on envisage les rapports des trois genres de l´âme entre eux, de la psykhé humaine avec la psykhé cosmique, avec le corps humain et l´agir éthique et politique. Quant au Timée, on soutient les positions suivantes: que la psykhé cosmique est une troiséme espèce d´ousia, qui´l y a une distinction entre la logistikon et le principe immortel de l´âme humaine, qu´on doit recconaître l´unité triadique du composé et que son éducation est une thérapie. Quant aux Lois, on soutient les position suivantes: que la tripartition de l´âme est toujours sous-jacente à la proposition de trois causes de nos fautes, à la redéfinition de l´injustice dans l´âm, à la classification et aux traitements des crimes, aux prologues et aux pénalités des lois, à la compréhension du caractère et de la façon d´agir de l´homme méchant. On soutient, encore, qu´il y a um changement dans l´affirmation du paradigme socratique, dû à la reconnaissance du mal consenti, que la vertu, le vice, le vouloir (boúlesis) et la liberté sont des états internes d´une psykhé triadique et on retrouve la source du mal moral dans les relations (éducation et interaction) des hommes entre eux. Finalement, on comprend les rapports des médiations triadiques comme étant constitutifs de la realité dans la philosophie de Platon, en génerale.
Subject: Alma
Filosofia antiga
Platão Leis
Filosofia
Ética
Platão Timeu
Psicologia
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ARBZ-7FZKLE
Issue Date: 2-Feb-2007
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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