Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ARBZ-84ZN5X
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: O homem, a alma e o vivente: a definição do homem nas Enéadas de Plotino
Autor(es): Elisa Franca e Ferreira
Primeiro Orientador: Leonardo Alves Vieira
Primeiro membro da banca : Fernando Eduardo de Barros Rey Puente
Segundo membro da banca: Mauricio Pagotto Marsola
Resumo: O objetivo desta dissertação é discutir a definição do homem nas Enéadas de Plotino. A pesquisa aborda alguns aspectos da alma individual que se mostraram importantes como pressupostos. Tentamos compreender a descida da alma aos corpos e analisamos a alma que sempre permanece no inteligível, separada. Para tanto, esclarecemos a unidade e a divisibilidade da alma, bem como o direcionamento de suas potências, daquelas que se voltam para o corpo e das que se mantêm no alto. Assim, o homem é examinado considerando a união e a separação da alma e do corpo. O trabalho prossegue investigando a articulação do homem com a alma, por meio da discussão da identidade do homem sensível e a alma sensível e o lógos, e do homem racional e a alma racional e o lógos, e com o Intelecto, pelo âmbito da Forma. Quanto à articulação com o sensível e o corpo, o intuito é esclarecer as distinções entre o homem e o vivente ou conjunto da imagem da alma e o corpo, compreendendo a atribuição das afecções. Buscando a definição do homem a partir do critério do inteligível e do sensível, mostramos que, sob a perspectiva do Intelecto, ele é a Forma, sob a da alma, alma e lógos, sob a do corpo, ele não o é, nem é o vivente, ao qual se atribuem as afecções. Desse modo, ao oferecer uma leitura de partes do texto plotiniano para a discussão do tema proposto, este estudo pretende elucidar algumas dificuldades decorrentes da definição do homem.
Abstract: Lobjectif de cette dissertation est de discuter la définition de lhomme dans les Ennéades de Plotin. La recherche aborde quelques aspects de lâme individuelle qui se sont montrés importants comme préssuposés. Nous tentons de comprendre la descente de lâme dans les corps et analysons lâme qui reste toujours à lintelligible, separée. Dans ce but, nous éclairons lunité et lindivisibilité de lâme, aussi bien que lorientation de leurs puissances, de celles qui se détournent vers les corps et de celles qui si maintiennent dans le haut. Ainsi, lhomme est examiné considérant lunion et la séparation de lâme et du corps. Le travail se poursuit en investigant larticulation de lhomme avec lâme, à travers la discussion de lidentité de lhomme sensible et lâme sensible et le lógos, et de lhomme rationel et lâme rationnelle et le lógos, et avec lIntellect, à travers le champ de la Forme. Quant à larticulation avec le sensible et le corps, le propos est déclaircir les distinctions entrelhomme et le vivant ou lensemble de limage de lâme et le corps, en comprenant lattribuition des affections. Cherchant la définition de lhomme sous le critère de lintelligible e du sensible, nous montrons que sous la perspective de lIntellect, lhomme est la Forme, sous celle de lâme, il est lâme et le lógos, sous celle du corps, il ne lest pas ni est le vivant, auquel sattribuent les affections. De cette manière, en offrant une lecture de certains parties des Ennéades pour la discussion du sujet proposé, cette étude prétend élucider quelques difficultés issues de la définition de lhomme.
Assunto: Filosofia antiga
Homem
Corpo e alma
Filosofia
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ARBZ-84ZN5X
Data do documento: 3-Jul-2009
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_completa.pdf892.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.