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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Mímesis e tragédia na ética de Aristóteles'
Authors: Alexandre Mauro Toledo
First Advisor: Virginia de Araujo Figueiredo
First Referee: Iracema Maria de Macedo Gonçalves da Silva
Second Referee: Imaculada Maria Guimarães Kangussu
Abstract: A presente dissertação percorre as páginas da Poética de Aristóteles em busca da definição de tragédia que é dada pelo filósofo de Estagira. A definição de tragédia encontra-se no capítulo VI e é desenvolvida nos capítulos VII a XIX. O ponto de partida porém, é o fato de que toda poesia é imitação (mímesis) e tal ponto é defendido por Aristóteles nos cinco primeiros capítulos. A definição de poesia (como de arte em geral) como imitação e sua conseqüente defesa por parte de Aristóteles, o colocam em franca oposição a Platão. Se em Platão ainda vigora certa tendência em considerar o mito como opositor ao Lógos, em Aristóteles teremos uma posição exatamente contrária, uma vez que o estagirita concebe o mito (coração da tragédia) como sendo fruto de uma construção racional. Por fim, os sentimentos que a tragédia deve despertar na audiência, ou seja, os sentimentos de terror e piedade e a conseqüente purificação de tais sentimentos, deve nascer do próprio desenvolvimento dos fatos, da própria fabulação que é o mister próprio do poeta.
Abstract: Cette dissetartion se propose de faire une plongée dans les pages de la Poétique d' Aristote, à la recher che d'une définition de tragédie, selon la conception du philosofe d Estagira. La définition recherchée se trouve au chapitre VI et son développement est fait du chapitre VII jusqu'au XIX. Le point de départ, cependant, est l'affirmation que toutte poesie c'est une imitation (mimesis). Ce point de vue est défendu para Aristote au cours de s cinq prémiers chapitres. Cette façon de definir la poesie, comme dailleurs lart em general, comme une imitation, place Aristote et Platon en opposition extreme. Si chez Platon regne toujours le tendence de considerer le mythe en opposition au logos, chez Aristote nous allons trouver une position totalement opposée, vue quil conçoit le mythe (le coeur de la tragédie) comme le fruit dune construction rationnelle. Finalement, les sentiments que la tragédie doit éveiller chez le publique, sentiments tels que la terreur et la pitié et, en consequence, la purification de ces sentiments, doivent nâitr e du développement même des faits, du fil tissu par limaginaire et les choix du poête.
Subject: Aristóteles
Filosofia
Arte Filosofia e estetica
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ARBZ-854GXN
Issue Date: 5-Aug-2005
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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