Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ARCO-7FVRTQ
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carla Viana Coscarellipt_BR
dc.contributor.referee1Ana Elisa Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee2Regina Lucia Peret Dell Isolapt_BR
dc.creatorViviane Martins Duartept_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T06:23:36Z-
dc.date.available2019-08-14T06:23:36Z-
dc.date.issued2008-06-04pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ARCO-7FVRTQ-
dc.description.abstractThe growing presence of the image in verbal communication, especially in the media, raised the interest for multimodal texts, such as the graphic for the object of study. Despite the little attention which linguistic studies give to this textual genre, I searched for references in psychology in relation to mathematical education, and consequently found out that it would be possible and interesting to contribute to the reading of graphics, approaching them in relation with another genre, the news. I define the graphic as a textual genre, not only an illustration added to the verbal text. I also problematize it as a tool for education, according to a survey in which 55 subjects were interviewed. This survey showed that in schools the graphics are read in courses in the hard sciences and they are not part of the Portuguese language courses; nonetheless, the use of this genre is relatively effective outside the school environment, during the reading of newspapers and magazines. With this information raised in the analysis of this survey, I intended to follow the procedures of that research, in which 45 subjects did the reading of graphics isolated from the newspaper (version of the presentation G) and graphics presented in Folha de São Paulo (version of presentation GN). Further, each of the subjects answered 24 questions, which evaluated the development of 9 reading skills in the versions of presentations mentioned earlier. The general aim was to investigate the performance of the subjects in the skills related with the reading of the graphics, also verifying if these different forms of presentation of graphics would affect the input production. After collecting the results, I did the quantitative analysis, including the statistics tests, and qualitative analysis. The statistic analysis showed that the skill in which the subjects performance was more successful was the ability of recognizing the referents of graphic elements. Statistically, the percentage of successful answers was considered high in all the abilities. Analyzing the answers collected in terms of quantity, I found out that comprehension is more effective when the graphic is presented to reader in social conditions of circulation; that is to say, when it is related to another text that carried informative purposes as, for example, the news. This research attempted to contribute to the encouragement of a multimodal textual approach in schools that attempt to avoid the total disjoint (inevitably up to a certain point) between the multimodal texts and their social manifestations in the modes of communication. This thesis, therefore, has the purpose of enlightening the vision about the reading of a genre which is still little explored in the textual linguistics, and of raising questions about the multimodality in the contact between graphic and news in the discourse of information.pt_BR
dc.description.resumoA crescente presença da imagem na comunicação verbal, principalmente na mídia, despertou o nosso interesse pelos textos multimodais, dentre os quais selecionamos o gráfico para objeto de estudo. Diante da pouca atenção dispensada pela lingüística a esse gênero textual, buscamos referências na psicologia direcionada à educação matemática, e percebemos que seria viável e interessante tentar contribuir para os estudos sobre a leitura de gráficos, abordando-o, também, em interação com outro gênero, a notícia. Conceituamos o gráfico enquanto um gênero textual, não apenas um recurso ilustrativo agregado a um texto verbal, e o problematizamos como objeto de ensino, a partir de uma sondagem que entrevistou 55 sujeitos. Essa sondagem mostrou, entre outros fatos, que, na escola, os gráficos são mais lidos em disciplinas da área de exatas, e não fazem parte de aulas de português, porém, o contato com esse gênero é relativamente efetivo fora das situações escolares, durante leituras de jornais e revistas. Com as informações levantadas pela análise dessa sondagem, planejamos os procedimentos da pesquisa propriamente dita, em que 45 sujeitos realizaram a leitura de gráficos isolados do suporte do jornal (versão de apresentação G) e de gráficos apresentados junto a notícias, nas páginas da Folha de São Paulo (versão de apresentação GN). Em seguida, cada um deles respondeu a 24 questões, que avaliaram o desempenho em 9 habilidades na leitura dos gráficos nas referidas versões de apresentação. O objetivo geral foi investigar o desempenho dos sujeitos nas habilidades envolvidas na leitura de gráficos, verificando também se essas diferentes formas de apresentação dos gráficos teriam implicações na produção de inferências. Coletados os resultados, foram feitas análises quantitativas, incluindo teste estatístico, e análises qualitativas. A análise estatística mostrou que a habilidade em que se registrou o melhor desempenho foi a de "reconhecer os referentes dos elementos gráficos" e o grau mais baixo de adequação nas respostas foi o da habilidade de "inferir o tema de um texto". Estatisticamente o percentual de acertos foi considerado alto em todas as habilidades. Analisando qualitativamente as respostas coletadas, constatamos que a compreensão é mais efetiva quando o gráfico é apresentado ao leitor nas suas condições sociais de circulação, ou seja, articulado a outro texto de caráter informativo, como a notícia. Essa pesquisa pretende contribuir para estimular uma abordagem de textos multimodais na escola que tente evitar o total deslocamento (até certo ponto inevitável) entre eles e suas manifestações sociais nos meios de comunicação. Nosso trabalho, portanto, busca ampliar um pouco mais a visão sobre a leitura de um gênero ainda pouco explorado na lingüística textual e levantar questões sobre a multimodalidade no contato entre gráfico e notícia no discurso da informação.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectHabilidades de leiturapt_BR
dc.subject.otherLeitura (Ensino medio)pt_BR
dc.subject.otherCompreensão na leiturapt_BR
dc.subject.otherJornais Gráficos, tabelas, etcpt_BR
dc.subject.otherLeitura de jornaispt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherGêneros textuaispt_BR
dc.subject.otherLingüística textualpt_BR
dc.subject.otherLingüisticapt_BR
dc.titleTextos Multimodais e Letramento: habilidades na leitura de gráficos da Folha de São Paulo por um grupo de alunos do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
viviane_mduarte_diss.pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.