Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ARCO-7GMM33
Type: Dissertação de Mestrado
Title: As conceptualizações sobre o ensino de gramática de duasprofessoras em formação inicial, suas práticas de sala deaula e seus processos reflexivos
Authors: Paula Ribeiro e Souza
First Advisor: Deise Prina Dutra
First Referee: Fernanda Coelho Liberali
Second Referee: Heliana Ribeiro de Mello
Abstract: A pesquisa teve como objetivo geral investigar a prática docente de duas professoras em formação inicial de língua inglesa, participantes de um projeto de Educação Continuada, EDUCONLE, desenvolvido na Universidade Federal de Minas Gerais, em relação a como elas abordam o ensino de gramática na sala de aula. A pesquisa buscou verificar a influência das experiências das informantes como aprendizes e professoras de língua estrangeira na maneira como elas conceptualizam gramática, e investigar se a experiência de prática docente oferecida pelo Projeto levou-as a refletir sobre o ensino de gramática em suas aulas e vislumbrar mudanças na construção de suas práticas. Primeiramente, foram analisadas as concepções das informantes sobre ensino/aprendizagem, gramática e ensino de gramática por meio das metáforas conceptuais construídas nos seus discursos. Para a análise das metáforas, foram coletadas narrativas escritas e orais. A segunda etapa consistiu em observações de aulas que forneceram dados sobre as ações pedagógicas das professoras, buscando verificar se elas abordavam ou não aspectos gramaticais nas suas aulas, como o faziam e quais os fatores que influenciavam suas decisões. Por fim, criou-se um espaço sessões de reflexão - onde as professoras em formação refletiram e discutiram sobre as ações tomadas em sala de aula, promovendo, assim, uma ligação efetiva entre teoria e prática. Os resultados apontaram que as concepções construídas pelas professoras com base em suas experiências antes da graduação, durante a graduação e no projeto EDUCONLE interferiram nas ações e decisões em sala de aula, juntamente com outros fatores, tais como, conhecimento lingüístico e metodológico, personalidade, e o grupo de alunos. As sessões de reflexão promoveram momentos de tensão que culminaram, na maioria das vezes, em reflexão e, conseqüentemente, na reconstrução da prática pedagógica por meio de propostas de mudança.
Abstract: This project aimed at investigating the classroom practices of two pre-service English teachers, participants in a Continuing Education Program, EDUCONLE, in relation to how they deal with grammar teaching in the classroom. The research focused on the influence of the pre-service teachers experiences as language learners and teachers on how they conceptualize grammar. The project also analyzed if the teacher practice experience in the program collaborated to make them reflect about grammar teaching in their classes and think of possible changes. Firstly, the pre-service teachers conceptions about grammar and grammar teaching were analyzed through the conceptual metaphors in their discourses. In order to analyze the metaphors, written and oral narratives were collected. Then, observations of the teachers practice were taken to gather data about the pedagogical actions of the teachers, trying to see if they treated grammar aspects in the classrooms or not, how they did that and what the factors that influenced their decisions were. Finally, reflective sessions were held, in which the teachers could reflect and discuss about their actions in the classroom, encouraging an effective connection between theory and practice. Results pointed out that the conceptions constructed by the pre-service teachers, which were based on their experiences before the undergraduate course, during the course and in the program EDUCONLE, had an impact on their actions and decisions in the classroom, together with other factors, such as, personality, knowledge about the language and about methodology, and the group of students. The reflective sessions promoted moments of tension that culminated, most of the time, in reflection and, consequently, construction of teacher practice by changes that were proposed.
Subject: Aprendizagem Avaliação
Língua inglesa Gramática Estudo e ensino
Ambiente de sala de aula
Metáfora
Lingüistica
Professores de inglês Formação
Prática de ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ARCO-7GMM33
Issue Date: 5-May-2008
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
paula_rsouza_diss.pdf1.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.