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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-8BBH48
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | A nóesis como intelecção dos indivisíveis em Aristóteles |
Autor(es): | Juliana Peixoto |
Primeiro Orientador: | Fernando Eduardo de Barros Rey Puente |
Resumo: | Este estudo é, eminentemente, um esforço de exegese alternativa do sexto capítulo do terceiro livro do De anima de Aristóteles. Esse supracitado capítulo que trata da intelecção dos indivisíveis compõe aqueles que encerram a teoria do intelecto aristotélica, a saber: Deanima III 4-8. Compreender a breve argumentação e os passos elípticos da noética aristotélica é um problema clássico que atravessou os séculos e chega aos nossos dias. Assim, ao analisarmos o De anima III 6, objetivamos compreender a teoria do intelecto do Estagirita -ou, mais amplamente, sua teoria do conhecimento - a partir de um estudo do modo de operar do intelecto humano. Entendemos, assim, que a intelecção dos indivisíveis é o começo de um procedimento cognitivo no qual ocorrem as primeiras intelecções ou apreensões sempre verdadeiras dos princípios do pensamento que permitirá compor corretamente intelecções. Por conseguinte, essa atividade permitirá a formulação de definições e, enfim, a apreensão dosprincípios próprios das ciências. Sendo, então, possível, em última instância, demonstrar e concluir verdadeiramente. Logo, o tema da verdade afigura-nos ser importante para compreendermos a particularidade da intelecção dos indivisíveis. Ademais, a interpretação do que são propriamente esses indivisíveis parece-nos ser fundamental para o entendimento da noética aristotélica. Cabe, enfim, observar que nosso procedimento é analítico, examinamos cada passo do De anima III 6, contudo, sem perdermos de vista o tratado de psicologia comoum todo, bem como outras obras do Corpus aristotelicum, sobretudo a Metafísica e os Analíticos Posteriores. |
Abstract: | Cette étude est avant tout une tentative dexégèse alternative du sixième chapitre du troisième livre de De anima de Aristote. Ce chapitre qui traite de lintellection des indivisibles fait partie de ceux qui closent la théorie de lintellect aristotélicien, à savoir : De anima III 4- 8. Comprendre la brève argumentation et les pas elliptiques de la noétique aristotélicienne est un problème classique qui a traversé les siècles jusquà notre époque. Cest pourquoi, en analysant le De anima III 6 nous avons comme objectif de comprendre la théorie de lintellect du Stagirite ou, de manière plus large, sa théorie de la connaissance à partir dune étude du mode opératoire de lintellect humain. Nous entendons ainsi que lintellection des indivisibles est le début dun processus cognitif dans lequel adviennent les premières intellections ou appréhensions toujours vraies des principes de la pensée, et qui permettra de composer correctement des intellections. Par conséquent, cette activité permettra la formulation de définitions, et, ainsi, lappréhension des principes propres aux sciences. Il est donc possible, en dernière instance, de démontrer et de conclure selon la vérité. Cest la raisonpour laquelle le thème de la vérité nous paraît important pour comprendre la particularité de lintellection des indivisibles. De plus, linterprétation de ce que sont proprement les indivisibles nous semble fondamentale pour lentendement de la noétique aristotélicienne. Ilconvient enfin de noter que notre manière de procéder est analytique ; nous étudions en effet chaque étape de De anima III 6, sans perdre pour autant de vue le traité de psychologie comme un tout, ainsi que les autres oeuvres du Corpus aristotelicum, en particulier la Métaphysique et les Analytiques postérieures. |
Assunto: | Aristóteles Categorias (Filosofia) Filosofia Inteligencia |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-8BBH48 |
Data do documento: | 13-Mai-2010 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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