Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-8JAGAH
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Antonio Augusto Pereira Pratespt_BR
dc.contributor.referee1Alexandre Antonio Cardosopt_BR
dc.contributor.referee2Otavio Soares Dulcipt_BR
dc.creatorBarbara de Souza Vallept_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T08:22:46Z-
dc.date.available2019-08-11T08:22:46Z-
dc.date.issued2011-04-15pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-8JAGAH-
dc.description.abstractThis study aims to investigate, from the sociological point of view, the process of institucionalization of responsible behavior in entrepreneurial organizations, in light of the transformations of the legimation ways in capitalism. The research issue will be evaluated through a case study. It intends to analyze the institutionalization of the corporate socialresponsibility (CSR) reflected in the speeches and policies in the Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais FIEMG. The research points to CSR as an institutionalized rational myth, whose institutionalization process has been consolidating in the Brazilian organizations that search to fit in international market rules, as much as local community demands. Theres an understanding that the old development model and the economy and society relations areno more sufficient to deal with the demands generated by the impacts of economic activities. The new managerial ideologies search to join the development of more efficient production methods and the promotion of new methods of corporate legitimation through the appropriation of social critique ideas. The research results suggest that CSR has emerged fromthese new paradigms, but it has been institutionalized more and more in organizations because it is economically useful and aims, at the same time, allow the survival of the capitalist corporations in face of new market exigencies and to reduce the questionings about its institutional legitimation in the communities.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo geral estudar, do ponto de vista da Sociologia, o processo de institucionalização do comportamento socialmente responsável em organizações empresariais, à luz das transformações nos modos de legitimação do capitalismo. O problema de pesquisa será abordado através de um estudo de caso. Pretende-se analisar a institucionalização da responsabilidade social empresarial (RSE) refletida nos discursos e políticas da Federação dasIndústrias do Estado de Minas Gerais FIEMG. A pesquisa aponta a RSE como um mito institucional racionalizado, cujo processo de institucionalização vem se consolidando nas organizações brasileiras que buscam se adequar tanto às normas do mercado internacional,quanto às reivindicações da comunidade local. Há um entendimento que o antigo modelo de desenvolvimento e de relação entre a economia e a sociedade não são mais suficientes para dar conta das demandas geradas pelos impactos das atividades econômicas. As novasideologias de gestão buscam conciliar o desenvolvimento de métodos de produção mais eficientes e a promoção de novos modos de legitimação das empresas através da apropriação de idéias próprias das críticas sociais. Os resultados da pesquisa sugerem que a RSE surgiu a partir destes novos paradigmas, mas que ela vem sendo institucionalizada cada vez mais nas organizações porque é economicamente útil e visa, ao mesmo tempo, garantir a sobrevivênciadas empresas capitalistas diante das novas exigências de mercado e abrandar os questionamentos sobre a sua legitimidade institucional nas comunidades.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.subjectInstitucionalizaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectResponsabilidade social empresarialpt_BR
dc.subject.otherSociologiapt_BR
dc.subject.otherFederação das Industrias do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.subject.otherDesenvolvimento institucionalpt_BR
dc.subject.otherResponsabilidade social da empresapt_BR
dc.titleA institucionalização da responsabilidade social empresarial em Minas Gerais: uma análise dos discursos e políticas da FIEMGpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
dissert_barbara_valle_final.pdf766.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.